Vacinação contra gripe é prorrogada em Volta Redonda em mais uma semana

       Embora Volta Redonda esteja perto de atingir a sua meta de 36 mil pessoas - representando  80% do publico alvo - vacinadas contra a gripe, a campanha de imunização contra o vírus influenza será prorrogada em mais uma semana, terminando na próxima sexta-feira (dia 17). A extensão da data ocorre por determinação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, onde a cobertura vacinal esta em torno de 62%. Esta realidade, no entanto, contrasta com Volta Redonda, onde segundo dados do Setor de  Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pelo menos 30.380 doses da vacina já foram aplicadas, o que equivale a 70,11% de cobertura.

 

         A campanha, que terminaria nesta sexta-feira (dia 10), teve início em 15 de abril, e continua em todas as Unidades Básicas de Saúde e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família).  Têm direito a vacina idosos com 60 anos ou mais; profissionais da saúde; crianças de 6 meses e com menos de dois anos de idade; gestantes, abrangendo ainda mulheres com até 45 dias após o parto. Os portadores de doenças crônicas, com idades entre 2 a 59 anos, também deverão ser vacinados. Estes casos, no entanto, precisam obter através de um médico a prescrição da vacina que deverá ser apresentada ao profissional que for ministrar o procedimento.

 

         Pessoas comprovadamente alérgicas a ovo e a qualquer componente da vacina não devem ser vacinados. A vacina aplicada em todo o país ataca os vírus da influenza, entre eles o H1N1, que circulam com maior intensidade no período do inverno, razão pela qual a campanha ocorre nesta época do ano. A influenza – mais conhecida como gripe - é uma infecção do sistema respiratório que se apresenta com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.

 

         O vírus usado na vacina é inativo e, por isso, não causa gripe. Porém, ao se vacinar, a pessoa pode pegar outros tipos de vírus capazes de provocar um resfriado ou uma gripe mais fraca. Existe, ainda, a possibilidade de o indivíduo se vacinar no momento em que já se contaminou com o vírus. Nesse caso, a dose não terá efeito. Os idosos continuam sendo o público de maior adesão à vacina. Pelo menos 23.421 pessoas já foram imunizadas, representando 71,15% do total de doses aplicadas. Os profissionais de saúde também fizeram o dever de casa. Cerca de 83% deles, ou seja, 2.093 pessoas, foram vacinados. O público infantil está com 57,79% de adesão à campanha, revelando 2.893 crianças vacinadas. Entre as gestantes 1.487 delas também foram vacinadas, representando 59,41% de doses aplicadas.

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444