Saúde lança campanha de prevenção à Aids e DSTs no Carnaval

        A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS) lançou a campanha de prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) para o Carnaval. Com o tema “Curta o Carnaval: use camisinha e compartilhe essa ideia”, a campanha pretende sensibilizar os foliões para a necessidade da prática de sexo seguro em todas as relações,  além de ampliar a oferta da testagem para o diagnóstico  precoce de novos casos soropositivos para Aids.
 

        “Para atender a esses objetivos será disponibilizado a população mais de 50 mil preservativos”, informou a secretária municipal de Saúde, Suely Pinto, esclarecendo que nesta semana, que antecede ao Carnaval, os interessados podem pegar a sua cota de camisinha nas Unidades de Saúde da Rede Básica (UBS e UBSF) e de Urgência e Emergência (SPA Aterrado, Sala de Estabilização do Santa Cruz e SPA Conforto).
 

        “No decorrer dos bailes carnavalescos da Ilha São João a distribuição de camisinhas e de material educativo (folders) será feita aos foliões pela tenda do Programa de DST/AIDS e posto médico, serviços que funcionarão no local”, afirmou.
 

        A programação das ações da campanha inclui ainda a distribuição de material educativo (folderes) e de camisinhas, na sexta-feira (dia 8), das 8h às 12h, na Praça Sávio Gama (Praça da Prefeitura), no Aterrado, e no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. Haverá, também, de 18 a 22 de fevereiro, das 7h às 17h, no Centro de Doenças Infecciosas Dr. Luiz Gonzaga Clímaco – na Rua Dionéia Faria, nº 329, Aterrado, a oferta do teste rápido para o diagnóstico da infecção pelo HIV. “A demanda será livre. O resultado entregue em 30 minutos”, informou Suely Pinto, ressaltando que é realizado aconselhamento antes e depois do teste, com sigilo absoluto.
 

        EVITAR SITUAÇÕES DE RISCO - Considerando a existência de uma pandemia de Aids, o alerta é para o uso de preservativo em todas as relações sexuais, inclusive nas estáveis, com parcerias fixas. Segundo a coordenadora do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/AIDS  da SMS/VR,  enfermeira Sandra Regina Coutinho, essa conduta deve ser reforçada principalmente no Carnaval, quando as pessoas estão mais propícias para a prática do sexo sem proteção. “A camisinha ainda é a melhor prevenção para se evitar a contaminação pelo vírus HIV e outras doenças transmissíveis”, ressaltou a coordenadora.
  

        Ela também alerta para que, diante de qualquer situação de risco vivenciada sem o uso de preservativo, as pessoas procurem o Centro de Doenças Infecciosas Dr. Luiz Gonzaga Clímaco para as devidas intervenções. Atualmente o Programa de DST/AIDS da Secretaria de Saúde de Volta Redonda conta com um total de 1.200 pacientes soropositivos, sendo que 553 estão recebendo medicações antirretrovirais. Neste ano, já registrou até o momento, 13 casos novos da doença. 
 

        Disque AIDS – Outro serviço que a Secretaria coloca à disposição da comunidade é o Disque AIDS, uma linha direta que funciona, gratuitamente, através do número 08000 23 02 02, de segunda à sexta-feira, sempre em dias úteis, das 7h às 17h.  As pessoas ao ligar poderão ter suas dúvidas esclarecidas, sem necessidade de identificação, com o máximo de sigilo e privacidade.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444