Vacinação contra a gripe será prorrogada até dia 29 para crianças e gestantes

          A campanha de vacinação contra a gripe será prorrogada até a quarta-feira, dia 29, apenas para crianças de seis meses a menores de dois anos de idade e gestantes. Os demais integrantes do público alvo – idosos acima de 60 anos de idade, mulheres com até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde – já atingiram a meta de 80% de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde e não terão a data de vacinação prorrogada.

 

        Durante toda a campanha, que teve início em 15 de abril, e foi encerrada na última sexta-feira, dia 17, foram vacinadas 33.837 pessoas, representando 78,08% de doses aplicadas. Dentre os grupos com maior adesão à vacinação anti gripe surgem os profissionais de saúde que somaram 2.596 pessoas vacinadas, atingindo o percentual de 104,09% de doses aplicadas, bem acima do estabelecido pelo Ministério da Saúde.

 

        Mulheres com até 45 dias após o parto também mostraram grande adesão à campanha. Pelo menos 516 mães foram imunizadas, representando 125,55% de cobertura. Já as crianças de seis meses a menores de dois anos de idade não atingiram a meta do Ministério da Saúde. Esse grupo chegou a marca de 3.269 doses aplicadas, representando 65,30% do percentual vacinado.

 

          A exemplo das crianças, as gestantes também ficaram abaixo da meta. Com 1.632 doses aplicadas, este grupo ficou com 65,20% do percentual de cobertura vacinal. Os idosos, embora tenham sido os que mais procuraram as unidades de saúde, totalizando 25.824 pessoas imunizadas, o percentual deste grupo ficou na média estabelecida, ou seja, em 80% de doses aplicadas.     

 

 

             ABERTAS – Até o próximo dia 29, todas as Unidades Básicas de Saúde e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) permanecem abertas para atender as crianças e grávidas.  Pessoas comprovadamente alérgicas a ovo e a qualquer componente da vacina não devem ser vacinados. A vacina aplicada em todo o país ataca os vírus da influenza, entre eles o H1N1, que circulam com maior intensidade no período do inverno, razão pela qual a campanha ocorre nesta época do ano.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444