5ª Conferência Municipal de Volta Redonda será nos dias 24 e 25 de maio

         A 5ª Conferência Municipal de Volta Redonda, etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, convocada pelo Ministério das Cidades, será realizada nesta sexta-feira e sábado (dias 24 e 25), no auditório da UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no bairro Aterrado. A conferência vai discutir propostas sobre o tema “Quem Muda a Cidade somos Nós: Reforma Urbana Já”, enfocando assuntos como acessibilidade, transporte, Saúde, Educação, Habitação, e Meio Ambiente. A abertura do evento será na sexta-feira (dia 24), às 20h, e no sábado (dia 25) o evento acontecerá de 8h às 19h30.

 

       O evento local tem a coordenação da SMP (Secretaria Municipal de Planejamento) e IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda) e vai promover ainda a eleição dos novos membros do CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano). Na presidência dos trabalhos estará o prefeito Antônio Francisco Neto, e a conferência conta com a participação dos segmentos da administração municipal, movimentos sociais e populares, trabalhadores representados por entidades sindicais, empresários, entidades profissionais acadêmicas, de pesquisa, conselhos municipais e ONGs (Organizações Não Governamentais).

  

       O secretário municipal de Planejamento, Lincoln Botelho, disse que a Conferência Municipal é um dos maiores eventos da controle social da política urbana, onde a população terá a oportunidade de intervir na elaboração de políticas para a mobilidade urbana, saúde, educação, saneamento ambiental e programas de gestão da cidade.

 

        “A conferência é constitucional, de grande importância, porque mais de 80% da população brasileira vive atualmente em ambiente urbano. É preciso pensar e discutir isso com todos”, afirmou Botelho. O secretário ressaltou que o objetivo é democratizar a participação popular, ampliar essas oportunidades na construção de uma política urbana, onde o foco principal é a própria cidade, quem a ocupa e se movimenta dentro dela. Botelho considera fundamental discutir o modelo nacional de desenvolvimento urbano para avançar na questão.

 

          “Na conferência vamos eleger 20 delegados para a conferência estadual das cidades e 32 conselheiros para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, para a gestão 2013-2014” explicou Lincoln Botelho.

 

          Desafios futuros – Na opinião do secretário, o trabalho dos conselheiros e delegados apresenta grandes desafios para avaliar e dar subsídios aos planos municipais de Saneamento Básico, Mobilidade Urbana e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, que serão elaborados dentro das novas regras estabelecidas pela recente legislação federal, mudando a forma de gestão dos municípios.

 

        “O novo CMDU vai acompanhar e ajudar a fazer as transformações necessárias nas cidades. Volta Redonda tem um movimento social muito ativo e acredito numa presença forte nesta 5ª Conferência Municipal, etapa preparatória para a Conferência Nacional das Cidades”, enfatizou o secretário de Planejamento.

 

        Lincoln ressaltou ainda que as mudanças na logística da cidade devem, acima de tudo, privilegiar a mobilidade do cidadão, e que é preciso discutir um sistema nacional ideal para o desenvolvimento urbano. “As conferências municipais, as estaduais e a nacional são os locais certos para se discutir e definir estas novas políticas, portanto, a participação de todos é fundamental”, destacou o secretário.

      

           Acesse o site do CMDUVR aqui.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444