Mutirão de exames beneficia mais de 17 mil pessoas em Volta Redonda

Mutirão de exames beneficia mais de 17 mil pessoas em Volta Redonda

Objetivo da Secretaria de Saúde do município é acabar com a demanda reprimida por exames de imagens

 

Em dois meses, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda realizou 17.501 exames de imagem. O Mutirão de Exames, que começou em 19 de junho, tem como objetivo acabar com a demanda reprimida da atenção básica e policlínicas para ultrassonografia geral, mamografia, Raio X e tomografia computadorizada até o final deste ano. Neste período, mais de 17 mil pessoas foram beneficiadas.

Entre as pessoas beneficiadas com o mutirão está a pequena Graziele, que esperava desde o fim do ano passado para fazer uma ultrassonografia abdominal. A mãe, Dirlene Zamboti Santana, moradora do Vale Verde, conta que os sintomas eram controlados com medicação.  Ela estava com dor na região da barriga. Os sintomas foram controlados com remédio, mas agora vamos ter certeza de que não há nada mais grave, afirmou a mãe, mais aliviada.

Luiz Feliciano, que mora na Vila Americana, também fez ultrassonografia do abdômen e elogiou o acolhimento anterior a realização do exame. “Os funcionários são ágeis e as enfermeiras que nos preparam para o exame, muito atenciosas. Isso é importante, pois é normal um certo nervosismo quando vamos fazer algo pela primeira vez”, desabafou. A opinião era compartilhada por Celuta Maria Domingos do Nascimento, do bairro Santa Rita do Zarur, que esperava por um exame de Raio X desde o início do ano. “São todos muito gentis e confesso sentir um alívio por poder fazer esse exame, completou.    

Os atendimentos são realizados no Centro de Imagem do Estádio Raulino de Oliveira, no bairro Jardim Paraíba, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 18h, aos sábados e domingos. Desde o início do mutirão já foram feitas 6.843 ultrassonografias geral; 2.847 mamografias; e 6.401 exames de Raio X. As 1.410 tomografias computadorizadas foram realizadas no Hospital São João Batista (HSJB).

O Mutirão de Exames é parte do planejamento da nova gestão da Secretaria de Saúde de Volta Redonda. Queremos atender com qualidade e garantir a assistência integral à saúde do cidadão”, afirmou o prefeito Samuca Silva, lembrando os resultados obtidos no mutirão da Saúde, realizado de fevereiro a junho.  Foram quase 10 mil consultas nas especialidades oftalmologia, urologia, ortopedia, gastroenterologia e alergologia”, comemorou o prefeito. 

Para começar a atender a demanda reprimida, que era crescente desde o final do ano passado, a equipe da Secretaria de Saúde de Volta Redonda precisou refazer contratos encerrados desde setembro de 2016  de prestação de serviços, como manutenção de equipamentos, e fornecimento de materiais necessários para a realização dos exames de imagem, explicou o secretário da pasta, Alfredo Peixoto.

Ele acrescenta que já está em processo de licitação a manutenção de mais dois mamógrafos e um tomógrafo. Assim que voltarem a funcionar, vão permitir a realização de mais exames e acabar com a fila mais rapidamente, acredita Dr. Alfredo.

O sistema de marcação tem obedecido à classificação de prioridade, observando critérios de risco, indicados pela equipe composta por funcionários da atenção básica e policlínicas. Porém, todos os pacientes que esperam por esses exames na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) em Volta Redonda serão atendidos.

Por Renata Borges, com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.