Rede Hospitalar

REDE HOSPITALAR

A rede hospitalar no município de Volta Redonda é composta de dois hospitais públicos e dois privados, que compõem a rede complementar como segue:

No caso dos hospitais públicos:

-   O Hospital São João Batista (HSJB), é habilitado na rede de saúde em Média e Alta Complexidades, reconhecido pelo Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança, com Banco de Leite, também possui Banco de Olhos e Banco de Sangue. O perfil assistencial é atendimento de Urgência/Emergência 24 horas, com capacidade de atendimento especializado, tendo leitos em clínica médica, cirúrgica, pediátrica, obstétrica, cirurgia buco-maxilo-facial e atendimento a pacientes acidentados, Unidade de Tratamento Intensivo Adulto e Neonatal, sendo referencia de saúde para vários municípios da região.

-   O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful é de média complexidade, com serviço oftalmológico, videoendoscopia digestiva, internações clinicas, cirúrgicas, pediátricas e atendimento ao paciente especial e cirurgia oral referenciados pelos dentistas de Clínicas  Odontológicas (COC ou CEO), além de Urgência/Emergência 24 horas. É também habilitado em alta complexidade para atendimento em Unidade de Tratamento Intensivo Adulto.

 

HOSPITAL VITA - VOLTA REDONDA

Participa da Rede Estadual de Saúde em Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular, oferecendo procedimentos em cardiologia intervencionista e cirurgia cardiovascular.


HOSPITAL JARDIM AMÁLIA - HINJA

É Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, fazendo parte da Rede Estadual de Saúde, através do Sistema Regulatório, sendo referencia para as microrregiões do Médio Paraíba, Centro Sul e Baía da Ilha Grande.

 

HOSPITAL MUNICIPAL DR MUNIR RAFFUL - HMMR

Considerado um Hospital de médio porte, com capacidade instalada de 75 leitos, com nível de atenção ambulatorial e hospitalar de média complexidade.

O fluxo de clientela é por atendimento de demanda espontânea e referenciada, com a emergência aberta 24 horas, sendo referência no município para os serviços de internações clínicas e cirurgias eletivas de oftalmologia, otorrinolaringologia e videoendoscopia digestiva alta e baixa. Executa, ainda, serviço de odontologia com importante papel no atendimento a pacientes especiais.

Mantém convênios com entidades de ensino da região, proporcionando campo de estágio para alunos da graduação dos Cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia e Nutrição.

- Procedimentos Cirúrgicos: Uroginecologia; Ginecologia (Histeroscopia, CAF e Mastologia); Oftalmologia (Estrabismo e Dacriocistorinostomia; Facectomia - cirurgia para correção de catarata;Pterígio, entre outras); Dermatologia; Otorrinolaringologia; Cirurgia Pediátrica; Plástica Reparadora; Proctologia; Tórax e Urologia (Vasectomia).
Especialidades do Ambulatório: Anestesiologia (risco pré-anestésico); Bucomaxilo; Cardiologia (risco cirúrgico); Cirurgia Dermatológica; Cirurgia Geral; Cirurgia Pediátrica; Cirurgia Plástica (reparadora); Cirurgia Torácica; Dermatologia; Endocrinologia; Gastroenterologia; Hematologia; Nutrologia; Cirurgia Oftalmológica; Otorrinolaringologia; Proctologia; Reumatologia e Urologia.
Clínicas e Serviços Videoendoscopia Eletrônica (Endoscopia Digestiva e Broncoscopia diagnóstica).
Unidade Técnico Assistencial: Psicologia; Serviço Social; Serviço de Nutrição Dietética; Imagem – Radiologia e Ultrassonografia, Análise Clínica – Laboratório, Fisioterapia, Serviço de Videoendoscopia Eletrônica.
Controle Social: Ouvidoria e Conselho Gestor

 

HOSPITAL SÃO JOÃO BATISTA - HSJB

O HSJB é um Hospital Geral, Público Municipal, de Média e Alta Complexidade. Atende exclusivamente ao SUS, não só a população de Volta Redonda, como também outros municípios da região. É um Hospital porta aberta 24 horas, para Urgência/Emergência. Constitui-se como uma referência em Alta Complexidade em Traumato - Ortopedia, Neurocirurgia, Vascular, Buco – Maxilo – Facial e Gestação de Alto Risco.

É campo de estágio para universitários e cursos técnicos das diversas áreas de saúde.

Possui 164 leitos distribuídos entre as clínicas médica, pediatria, cirurgia, maternidade, e UTI e UI Adulto e Neonatal, centro cirúrgico e Unidade de Urgência/Emergência.

O Programa de Atenção Domiciliar faz parte do Projeto de Humanização que, além de promover a desospitalização dos pacientes, favorece o fortalecimento do vínculo paciente-família, com pessoas assistidas em domicílio.

O Hospital, em 2002, recebeu o título de Hospital Amigo da Criança por ter cumprido os dez passos para o sucesso do aleitamento definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Ministério da Saúde.

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.