Guia da Saúde facilita acesso ao SUS

 

 

 

 

      Os 117 serviços ofertados pela rede de saúde pública do município, reunidos em um único exemplar. Este é o resultado do Guia de Saúde Pública de Volta Redonda, que foi apresentado ao público na manhã desta quarta-feira, 24, no Auditório da Prefeitura Municipal de Saúde. O evento contou com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto, da Secretária de Saúde, a médica Suely Pinto, entre outras autoridades.  

     Com 90 páginas, o Guia contém a relação de todos os serviços de saúde disponibilizados à população, através do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como telefones, e-mails, endereços e horários de funcionamento destes serviços. Há ainda uma explicação sobre o que é e como funcionam estes serviços. Inicialmente, cerca de cinco mil exemplares deste guia serão distribuídos à comunidade.

     Associações de moradores, conselhos municipais, unidades de saúde e vereadores, estão na lista de instituições que deverão receber exemplares do guia de saúde pública. Durante o lançamento a secretária de Saúde, falou da importância deste informativo e disse que o principal objetivo do mesmo é facilitar o acesso dos usuários à Rede de Atenção à Saúde do município. - - Neste guia mostramos a  organização do SUS em nossa cidade, quais são os serviços que integram a Rede de Atenção à Saúde, como acessá-los e como garantir o controle social - ressaltou a médica Suely Pinto.

     Ao elogiar o conteúdo do guia, o prefeito Neto ressaltou os avanços que a saúde pública de Volta Redonda, vem conseguindo ao longo dos anos. Um deles é com relação a oferta de consultas especializadas que, segundo lembrou o prefeito, são marcadas pela rede pública em tempo menor do que o ofertado pelos planos de saúde da rede particular. “Em algumas especialidades o usuário do SUS consegue uma consulta com especialista em tempo muito curto, o que muitas vezes não acontece na rede particular”, ressaltou o prefeito.

     Neto lembrou ainda que a qualidade do serviço prestado pela Saúde do Município é frequentemente acompanhado. O prefeito citou como um dos medidores deste trabalho a realização de pesquisas de opinião pública, onde grande parte delas revelam que  90% dos usuários se mostram satisfeito com o atendimento na Saúde.  “Apesar disto ainda existem bastantes queixas e sabemos que precisamos melhorar mais”, concluiu o  prefeito, enfatizando que acredita na Saúde e no SUS de Volta Redonda.

     O lançamento do Guia Saúde contou ainda com a presença do vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, do diretor do Hospital São João Batista, Sebastião Faria, do diretor médico do Hospital Munir Rafful, o médico Rafael Galvão, da representante do Conselho Municipal de Saúde, Luzia Quintino, dos vereadores Buchecha, Gemilson Suquinho e Fernando Martins, entre outras autoridades.  

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.