Moradores do Retiro ganham nova UBSF; investimento foi de cerca de R$ 683 mil

 

 

 

 

 

 

       A inauguração da Unidade de Saúde Básica da Família (UBSF), Dr. Jader Boechat, na noite de quarta-feira, 31, contou com a presença da comunidade, do prefeito Antônio Francisco Neto, da secretaria de Saúde, Suely Pinto e representantes de entidades. A obra de R$ 683.418,66 foi elogiada pelos moradores que passam a contar com uma unidade nova, ampla e moderna.   Para garantir o acolhimento aos pacientes, a UBSF do Retiro, que possui 4.842 famílias cadastradas, vai funcionar com um corpo técnico composto por uma Equipe de Saúde da Família – com médico generalista, enfermeiro, técnico em enfermagem e agentes comunitários. 

      O trabalho desta equipe é reforçado por outros médicos – ginecologistas, pediatras e médicos clínicos, entre outros. Na UBSF do Retiro a comunidade contará ainda com consultas em Homeopatia, que vem reforçar os demais atendimentos. O novo prédio conta com recepção, equipada com TV, salas para a  gerência, administração e arquivos, além de cinco consultórios, salas de nebulização, vacina, procedimentos, curativo, sala de utilidades, de esterilização/distribuição, dispensa de material de limpeza, vestiários com banheiros masculino e feminino, copa/cozinha, almoxarifado, sala de reuniões/educação em saúde, sanitários feminino e masculino

      Durante a inauguração, o médico Jader Boechat Júnior, agradeceu a homenagem prestada ao pai, o médico Jader Boechat. “Minha família se sente muito honrada por esta iniciativa e só tenho a agradecer por esta bela UBSF ter o nome do meu pai, um profissional que exercia a medicina com carinho e dedicação ao paciente”, ressaltou o médico. A medicina e o respeito ao paciente também foram as palavras da secretária municipal de Saúde, a médica Suely Pinto. Ela lembrou a importância do investimento para a comunidade e convidou a todos buscarem os atendimentos oferecidos pela rede de atenção básica.

     - Esse espaço é de vocês e queremos muito que a comunidade busque os serviços ofertados aqui – ressaltou a secretária lembrando que outras 19 unidades estão em processo de reforma, com obras de melhorias e modernização do espaço.

      Além das obras, o prefeito Antônio Francisco Neto citou os investimentos em busca de qualidade e agilidade nos atendimentos. Neto lembrou que atualmente o tempo de espera por consultas e exames especializados é menor do que os planos de saúde. “A saúde da cidade enfrenta dificuldades como em todo o país, mas aqui temos avançado cada vez mais em busca de melhorias na qualidade do atendimento”, ressaltou o prefeito, lembrando que estes investimentos são os responsáveis por garantir o quarto lugar do município, no estado, no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), divulgado esta semana.       

    Ao reforçar a fala do prefeito, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hilquias Lopes, considerou que os investimentos em obras refletem na qualidade do serviço prestado pelos funcionários. “É muito bom podermos trabalhar em um ambiente onde há recursos e organização, isto também é importante para os funcionários que se sentem valorizados”, ressaltou Lopes. Para o presidente da Associação de Moradores do Retiro, Vanderley Dias de Moura, o mês de Julho, quando é comemorado o aniversário da cidade, foi de boas notícias para a comunidade.

     “Ganhamos duas obras de extrema importância para o Retiro, que é a unidade de saúde e a reforma do Colégio João Pio”, concluiu o presidente da associação de moradores. A inauguração contou ainda com a presença do sub prefeito do Retiro, Mauricio Porreca, do vereador Dinho,  entre outros.

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.