Campanha de Vacinação segue até sexta-feira, dia 30

  • A campanha para atualização das vacinas para crianças menores de cinco anos, iniciada neste sábado em todas as Unidades da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, continua até o próximo dia 30. O horário de funcionamento é de 8h às 17 horas, para oferta de vacinas do calendário básico infantil. A meta é atualizar a caderneta de vacinação em atraso do público alvo da campanha.

    “Os pais e responsáveis devem levar seus filhos, menores de cinco anos, as nossas unidades de saúde e apresentarem o cartão de vacinação da criança”, explicou a Coordenadora do setor de Epidemiologia da SMS/VR, a enfermeira Ana Valéria Maia, informando que será através do cartão de vacinação que os profissionais de saúde avaliarão a necessidade de atualização das vacinas em atraso. “Vale lembrar que só serão vacinadas as crianças que estiverem com vacinas pendentes, de acordo com o cartão de vacinação”, acrescentou Ana Valéria.

    Durante esta campanha de atualização da caderneta, serão verificadas vacinas do calendário básico infantil como: hepatite B, pentavalente, poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).O Ministério da Saúde estima que o público na faixa etária da campanha é de 14,4 milhões, e a expectativa da campanha é receber, até o dia 30, cerca de 393 mil crianças até 5 anos para aplicação dos imunizantes que estejam atrasados. Este é o segundo ano em que acontece uma campanha "multivacinal.

    Dia D – A coordenadora de Epidemiologia da SMS/VR considerou boa a procura pelas unidades de saúde, no último sábado. Ela lembrou, no entanto, que por se tratar de uma campanha para atualização de vacinas não há uma expectativa de procura pelas unidades nem do número de cadernetas que serão atualizadas.

    - Esperamos colocar em dia grande parte das cadernetas, embora a atualização de vacinas seja uma rotina constante nas nossas unidades – concluiu Ana Valéria.

     

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.