Volta Redonda sediará cursos de especialização de projetos de apoio ao SUS

 

 

 

 

 

 

 Videoconferência, nesta quarta, 28, marcará abertura do projeto com participações do Ministro da Saúde e do Superintendente Coorporativo do Hospital Sírio Libanês

 

     Uma videoconferência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o Superintendente Coorporativo do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecina Neto, marcará a cerimônia de abertura dos cursos de especialização da 2ª edição do projeto “Gestão da Clínica no SUS”, para 20 regiões de saúde do território brasileiro. O evento  será nesta quarta, 28, às 9 horas. Para a região do Médio Paraíba acontecerá no Centro Cultural do UniFOA, no bairro Três Poços, em Volta Redonda.

     A iniciativa integra os projetos de apoio ao SUS desenvolvido através de parceria entre o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde, visando à capacitação de profissionais da rede pública de saúde. Conta, também, com o apoio dos Conselhos Nacionais de Secretários da Saúde – CONASS, e de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e de instituições de ensino superior do país.

     Ser detentora de uma rede SUS potente, com atividades de formação e parceria com instituições de ensino, foi um dos critérios prioritários que favoreceram a escolha de Volta Redonda como o único município a sediar a realização da 2ª edição do projeto no Estado do Rio de Janeiro. “Essa escolha possibilitou a participação dos municípios do Médio Paraíba aos cursos de especialização que, nesta etapa, serão de Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS”, afirma a Secretária de Saúde, doutora Suely Pinto.

     Ela explica, também, que 144 profissionais de saúde, atuantes na rede SUS dos 12 municípios da região Médio Paraíba, sendo 48 por turma, foram aprovados para participação nos cursos que será ministrado por facilitadores locais formados pelo Instituto Sírio Libanês. Outro destaque importante foi à escolha pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda do Centro Universitário do UniFOA  como instituição parceira para a realização dos cursos de especialização do projeto.

     “A escolha do UniFOA ocorreu pela instituição ofertar o curso de medicina e garantir a contrapartida para o desenvolvimento das atividades inerentes ao projeto”, esclarece doutora Suely Pinto, ressaltando que a parceria possibilitou ao UniFOA receber do Hospital Sírio Libanês, sem custo para a instituição, o CMIRA -  um Programa de apoio às Escolas que visa o aperfeiçoamento dos alunos do curso de medicina e assim contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado médico e da segurança do paciente.

     Os cursos serão oferecidos, na modalidade semipresencial, de agosto de 2013 a junho de 2014, com abordagens inovadoras que darão origem a projetos aplicativos de intervenção na realidade. “Trata-se de um ganho muito significativo que chega como uma estratégia para ampliar o acesso e a integralidade do cuidado, além de propiciar a qualificação da gestão e da clinica no SUS”, conclui doutora Suely Pinto.

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.