Solenidade marca abertura dos cursos de especialização do projeto “Gestão da Clínica do SUS” na região Médio Paraíba

      Volta Redonda sediou na manhã de quarta, 28, a cerimônia de abertura dos cursos de especialização da 2ª edição do projeto “Gestão da Clínica no SUS” para os municípios do Médio Paraíba. O evento aconteceu no Centro Histórico e Cultural do UniFOA, em Três Poços, e reuniu mais de 200 pessoas, entre participantes dos cursos e autoridades regionais. A solenidade foi marcada, ainda, por uma videoconferência, com as presenças, entre outros, do Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, doutor Helvécio Magalhães, e do Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio- Libanês, doutor Roberto Padilha.

      A iniciativa integra os projetos de apoio ao SUS desenvolvido através de parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde, visando à capacitação de profissionais da rede pública de saúde. Conta, também, com o apoio dos Conselhos Nacionais de Secretários da Saúde – CONASS, e de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e de instituições de ensino superior do país. Nesta 2ª edição, o projeto será direcionado a 20 regiões de saúde do território brasileiro, com a marca nacional de 4.320 alunos participantes.

VIDEOCONFERÊNCIA _ Ao dar as boas vindas aos especializantes dos cursos, através de videoconferência, o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, doutor Helvécio Magalhães, ressaltou a importância das parcerias estabelecidas para a realização dos cursos e a disposição dos profissionais de saúde envolvidos em se qualificarem para o cuidado das pessoas. Destacou, também, a participação dos médicos da Força Nacional nos cursos oferecidos. “A todos a nossa homenagem, reconhecimento e contribuição na construção de um caminho que terá mais gestores, médicos e profissionais de saúde qualificados atendendo às populações em cada ponto do país”, acrescentou.

      Já o Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês, doutor Roberto Padilha, desejou boa sorte aos participantes dos cursos, e contabilizou em números o sucesso do projeto que, além da adesão de mais de quatro mil participantes, mobilizou 192 facilitadores de aprendizagem em todo o país. Ele, também, destacou a importância das parcerias que possibilitaram a superação de obstáculos e o respeito às singularidades de todas as regiões para a realização dos cursos. “Essa construção em parceria vem dando certo e criando afetividade para o cuidado de pessoas no SUS”, disse, enfatizando que o acolhimento dado pelos estados e municípios aos gestores de formação dos cursos foi outro ponto positivo responsável por alavancar o sucesso do projeto.

MÉDIO PARAÍBA - Ser detentora de uma rede SUS potente, com atividades de formação e parceria com instituições de ensino, foi um dos critérios prioritários que favoreceu a escolha de Volta Redonda como o único município do Estado do Rio de Janeiro a sediar o projeto, possibilitando, assim, a participação dos profissionais de saúde dos municípios do Médio Paraíba aos cursos de especialização. Para esta etapa, os cursos oferecidos são nas áreas de Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS, que acontecerão no Centro Universitário do UniFOA – instituição parceira da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, por ofertar o curso de medicina e garantir toda a infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades inerentes ao projeto

     Na solenidade de abertura dos cursos de especialização do Médio Paraíba, o presidente do CISMEPA (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba), Luiz Antônio Neves, enfatizou a importância da escolha de Volta Redonda para sediar os cursos do projeto, com a participação dos demais municípios. O que, na sua avaliação, demonstra a construção coletiva em busca do fortalecimento do SUS na região. “A formação de recursos humanos é de extrema importância para a melhoria da qualidade da assistência e o cuidado das pessoas”, disse, acrescentando que o CISMEPA já está se organizando para a construção de uma saúde regional com qualidade e capacidade para atender as necessidades e demandas dos seus usuários.

     A assessora e médica Angela Guidoreni, que estava, no evento, representando a Secretária de Saúde de Volta Redonda, doutora Suely Pinto, considerou o momento de extrema alegria e importância para a concretização do SUS na região, principalmente da integralidade, que é um dos princípios básicos do sistema público de saúde. “Não há como falar de integralidade do cuidado sem a qualificação e formação dos profissionais e gestores, que é a proposta deste projeto”, disse.

     Ela, também, afirmou que a região do Médio Paraíba, hoje é sede deste projeto, por ser exemplo para o Estado do Rio de Janeiro e para o país pelas diversas conquistas obtidas na área de saúde. “Conquistas que são resultados do trabalho e da atenção de todos os técnicos do SUS que atuam na nossa região. Ao levarmos esse conjunto de saberes, disponibilizado nos cursos que serão ofertados, para o cotidiano, com certeza estaremos garantindo um Sistema Único de Saúde, público e de direito para toda a população”, afirmou Angela Guidoreni.

     A reitora do UniFOA, Claudia Yamada Utagawa, ressaltou a importância do projeto para a atuação profissional no âmbito do SUS e desejou sucesso aos facilitadores e especializantes dos cursos nesta nova empreitada. “A educação deve ser continuada e permanente. Essa ação é muito importante para o país e para a nossa região”, destacou, enfatizando que as ações do SUS fazem parte do cotidiano da instituição, através dos seus alunos e professores. O Superintendente Executivo da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Eduardo Prado, disse que esse projeto é um grande desafio que tem como missão melhorar a saúde pública para a oferta de uma assistência mais qualificada à comunidade. “A universidade está sempre com espaços abertos para todos os municípios que buscam a sua contribuição na área educacional”, acrescentou.

NÚCLEO - Os cursos de especialização oferecidos pelo projeto são na modalidade semipresencial, ministrados por facilitadores locais formados pelo Instituto Sírio-Libanês, com duração de agosto de 2013 a junho de 2014. Segundo a professora doutora do Hospital Sírio-Libanês, Vanessa Chaer, que também é coordenadora e gestora de formação dos cursos na região do Médio Paraíba, o objetivo desta ação é capacitar os municípios envolvidos para o fortalecimento do SUS regionalmente. “As abordagens utilizadas nos cursos serão inovadoras, darão origem a projetos aplicativos de intervenção na realidade”, afirma Vanessa, explicando que a proposta final é viabilizar a implantação de pelo menos 15 projetos na região. A formação de multiplicadores para a promoção das melhores práticas na gestão, assistência e educação no SUS são, também, expectativas do projeto.

     “Outra proposta é a criação de um núcleo na região para os cursos do Hospital Sírio-Libanês, visando à continuidade do projeto e do aprimoramento da assistência, organização e do funcionamento do SUS no Médio Paraíba”, esclarece a gestora. Os cursos desta 2ª edição do projeto começaram nesta quarta, 28, no período da tarde. Ao seu término, irão capacitar aproximadamente 150 profissionais de saúde do SUS, todos atuantes nos 12 municípios do Médio Paraíba. 

     O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Volta Redonda, Hilquias Lopes Farias, a Coordenadora da Comissão Intergestores Regional do Médio Paraíba, Sônia Regina S. de P. Machado, as Secretárias Municipais de Saúde de Piraí, Maria da Conceição de Souza Rocha, e de Rio Claro, Stella Reis Machado, e o representante Regional do COSEMS e Secretário de Saúde de Itatiaia, João Ferreira de Lima,  foram outras autoridades que também marcaram presença na solenidade de abertura dos cursos dos projetos de apoio ao SUS na região Médio Paraíba.

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.