Preparo do Corpo – Ritual de Passagem Sagrado, e Visita de Luto

 

Ações do SAD de Volta Redonda farão parte de livro publicado pelos Laboratórios de Inovação em Atenção Domiciliar

 

     As ações desenvolvidas pelas equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, nos procedimentos “Preparo do Corpo – Ritual de Passagem Sagrado, e Visita de Luto”, farão parte de um livro que será publicado em dezembro pelos Laboratórios de Inovação em Atenção Domiciliar - espaços de produção de evidências de boa gestão, a partir de práticas inovadoras desenvolvidas por gestores do SUS.

     Os procedimentos realizados pelo SAD de Volta Redonda foram escolhidos entre as mais de 60 experiências participantes do projeto, estarão, também, disponíveis no Portal da Inovação (www.inovacaoemsaude.org), juntamente com os demais trabalhos selecionados. A visita técnica dos representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) ao município para a coleta de dados referentes às ações do SAD envolvendo o Preparo do Corpo – Ritual de Passagem Sagrado, e a Visita de Luto, que farão parte do livro, ocorreu na primeira quinzena de agosto.

     “Nesta visita foram entrevistados os familiares dos pacientes que faleceram,  acompanhados pelas equipes do SAD”, informa a coordenadora do serviço, a psicóloga Marta Pereira, explicando que o foco era entender o sentimento das famílias no decorrer da assistência prestada e de como esse atendimento ocorreu durante todo o processo do agravo da doença até a morte e o pós-morte do paciente, com a realização do preparo do corpo e da visita de luto.

      Em outra etapa da visita, os representantes do MS e da OPAS também entrevistaram os profissionais das equipes do SAD. “O objetivo era saber como esses profissionais lidam e executam esses cuidados, que são diferenciais na assistência prestada em Volta Redonda”, acrescenta Marta Pereira, ressaltando que as informações apuradas serão utilizadas para a elaboração do livro sobre as experiências desenvolvidas pelo SUS nos municípios.

     “A proposta é fazer dessas ações inovadoras, como é o caso de Volta Redonda, referências para a implantação nos demais municípios brasileiros”, completa a coordenadora. Os Laboratórios de Inovação são uma contribuição da Organização Panamericana de Saúde (OPAS)  e Organização Mundial de Saúde (OMS) / Brasil, como parte de seu processo de cooperação técnica do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Agência Nacional de Saúde (ANS).

PREPARO DO CORPO/ VISITA DE LUTO  - O procedimento do preparo do corpo no domicílio - Ritual de Passagem Sagrado, é uma das ações do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda que reforça o cuidado das equipes do programa com seus pacientes, desde o adoecimento até o pós - morte. Sempre com a autorização da família, o procedimento é tratado com reverência pelos profissionais do SAD.

    “Após a constatação do óbito e com a autorização da família, realizamos, além dos procedimentos necessários, o preparo do corpo mais próximo possível da imagem que esse ente querido tinha antes do seu adoecimento”, informa Marta Pereira.  O preparo envolve, entre outras coisas, fechamento das pálpebras e da boca, colocação de prótese dentária, elevação discreta da cabeça para evitar a descoloração facial, preenchimento da cavidade oral, colocação de mãos e pés conforme crenças, valores e costumes do paciente em vida, ainda higienização e vestimenta do corpo.

     “Além disso, penteamos o cabelo e perfumamos o corpo. No caso de homens, também fazemos a barba e o bigode”, diz a coordenadora.  Todo esse cuidado se transformou num diferencial qualitativo que tem apresentado resultados positivos no desempenho das equipes do programa. Outra ação desenvolvida é a visita de luto que visa ajudar o cuidador e a família a compreender a perda do familiar querido.

      “Neste momento acolhemos os familiares na sua dor e fazemos a escuta qualificada dos seus sentimentos”, acrescenta Marta Pereira. O objetivo do procedimento é identificar possíveis desencadeamentos de um luto complicado e oferecer ajuda para a superação do sofrimento vivenciado pela perda.   

FUNCIONAMENTO - Implantado há dois anos, O SAD está em funcionamento desde março de 2009, sendo credenciado junto ao Ministério da Saúde (MS) em novembro de 2011. Entre os públicos prioritários para a assistência do programa estão, também, os idosos, portadores de doenças crônicas degenerativas agudizadas e clinicamente estáveis, ainda as pessoas que necessitam de cuidados paliativos e aquelas com incapacidade funcional provisória e permanente, com internações prolongadas ou reinternações que demandam atenção constante. 

       Atualmente, o programa faz o acompanhamento de 122 pacientes, sendo 800 cadastrados  desde a sua implantação. A assistência, realizada no domicílio do paciente e mais próxima da família, é prestada por duas Equipes Multidisciplinares de Atenção Domiciliar (EMAD), formada por médicos, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem, e uma Equipe Multidisciplinar de Apoio (EMAP), com fonoaudióloga, psicóloga e nutricionista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.