Vacina tetra viral tem faixa etária ampliada

     A faixa etária das crianças que deverão ser imunizadas pela vacina Tetra Viral - contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (Catapora), foi ampliada. A partir desta segunda-feira, dia 30, crianças entre 15 a 23 meses e 29 dias deverão receber uma dose da vacina. A ampliação da idade, inicialmente determinada apenas para crianças com 15 meses de idade, foi determinada pela Coordenadoria Geral do Programa Nacional de Imunizações.

    Pela nova regra do Ministério da Saúde, os nascidos a partir do dia 01 de junho de 2012, que já receberam a primeira dose da tríplice viral - contra sarampo, caxumba e rubéola – precisam ser vacinados pela treta viral.  Embora seja uma doença benigna, a varicela pode apresentar complicações, internações e até óbito. A doença é altamente contagiosa o que leva a um grande número de ausências de alunos em idade escolar, além da falta de pais e cuidadores de crianças ao local de trabalho. A vacina tetra viral que passa a integrar o calendário básico de imunização do SUS (Sistema Único de Saúde) é segura – com pelo menos 95% de eficácia, contra as formas graves da doença e raramente causa reações alérgicas.

 

     Com esta vacina o Ministério da Saúde espera reduzir em 80% as internações provocadas por catapora. Cerca de 11 mil pessoas foram hospitalizadas, em 2008, por conta desta doença. “Basta apenas uma picada e a criança estará protegida contra a catapora que é uma doença que pode levar a complicações e até internações”, ressaltou a coordenadora do Setor de Epidemiologia da SMS/VR, Ana Valéria Maia, lembrando que pais ou responsáveis devem levar as crianças às unidades de saúde, munidos da Caderneta de Vacinação.

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.