Continua Vacinação antirrábica animal

      A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR), através da Vigilância Ambiental, inicia a partir de hoje, dia 09, a vacinação antirrábica animal itinerante para cães e gatos sadios. O objetivo é atender 14 bairros que não foram assistidas pelos 39 polos de atendimentos espalhados pela cidade durante a campanha de vacinação, ocorrida no último sábado dia 05, quando foram imunizados 20.456 animais, correspondendo a 80% da população estimada de cães e gatos do município.

     A vacinação itinerante teve início às 14 horas desta quarta-feira e segue até a próxima sexta-feira, dia 11. Durante esta etapa um carro de som percorrerá as ruas destas localidades avisando sobre a ação da Vigilância Ambiental. Uma tenda com profissionais do órgão será montada para receber os animais a serem vacinados. Com a vacinação itinerante espera-se atingir a meta de 90% de cobertura de animais imunizados contra antirrábica em todo o município.

    “A vacinação não tem contraindicações, é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam a raiva e transmitam a doença para humanos”, informa a Coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaina da Soledad, ressaltando que a raiva é considerada uma das mais graves zoonoses transmissível e com alto índice de mortalidade. “Por isso é de extrema importância que todas as pessoas levem os seus animais de estimação, neste sábado, a um posto de vacinação mais próximo da sua residência”, acrescenta.

BAIRROS - Nesta tarde de quarta-feira a vacinação acontece no Jardim Ponte Alta, Minerlândia e São Carlos. Na quinta-feira, a ação acontece em dois horários: Pela manhã das 8h30min às 11h30min, no São Sebastião, Pinto da Serra e Voldac. À tarde a ação se concentra das 14h às 16h30min no Jardim Normândia, Morada da Colina e Jardim Amália. Na sexta-feira das 8h30min às 11h30min, no Verde Vale, Fazendinha e Coqueiros. À tarde, o encerramento será das 14h às 16h30min no São Remo e Limoeiro.

     A raiva é uma doença viral de altíssima letalidade, transmitida pela saliva de animais infectados, seja por mordedura, arranhadura ou lambedura. Os cães e gatos são os principais transmissores da raiva urbana, enquanto que os animais de produção (bovinos e equinos), além de morcegos, são os principais transmissores da raiva rural. “Entretanto, qualquer mamífero pode ser potencial transmissor quando acometido pela doença”, esclarece Janaina, destacando que entre os principais sintomas da raiva no animal estão os transtornos comportamentais, paralisa e fobia à luz, levando, consequentemente, a morte.

     Para os casos de acidentes com animais suspeitos de raiva, a orientação é procurar imediatamente um serviço de saúde para que as medidas preventivas sejam tomadas, como também realizar a observação do animal agressor por um período de 10 dias. “A vacinação de cães e gatos é a principal forma de prevenção da doença”, alerta Janaína, informando que o Centro de Controle de Zoonoses funciona o ano todo como posto fixo de vacinação

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.