Volta Redonda sediará I Seminário Regional de Saúde Mental

      Volta Redonda sediará nesta quinta, 24, o I Seminário Regional de Saúde Mental, das 8h às 17h, no antigo Escritório Central da CSN, na Vila Santa Cecília. Para o evento, promovido pelo Fórum Regional de Saúde Mental em parceria com  a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, são esperadas pelo menos 300 pessoas, representantes de nove municípios do Médio Paraíba.  O objetivo é qualificar a rede de Atenção Básica e Atenção Especializada do SUS – Sistema Único de Saúde - para o cuidado dos pacientes em sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

    Durante todo o dia profissionais de saúde debaterão em torno do tema Central: “Saúde Mental na Atenção Básica: Novas Tecnologias e Desafios para a Gestão do Cuidado”. O evento contará ainda com debates promovidos através de duas mesas redondas. A primeira acontece pela manhã com a presença do palestrante Pedro Gabriel, doutor em psiquiatria pela Universidade de Londres, que abordará o tema “Contextualização Histórica da Saúde Mental no Brasil”. A médica mestre em pesquisa  clínica em psicanálise, doutora Sandra Fortes, também estará nesta mesa redonda e abordará o tema “Cuidado no Território sob a Perspectiva da Política de Redução de Danos e as Tecnologias de Matriciamento”.  

     À tarde, na segunda etapa dos debates, haverá relatos sobre as experiências regionais de cuidados de Saúde Mental na Atenção Básica quando serão apresentados os temas “Um novo olhar sobre o cuidado em Saúde Mental: A lógica de referência por território”, “Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF”, “Consultório na Rua” e “Produção do Cuidado– “Casa dos 20”. Temas que serão abordados, respectivamente, por Milene Santigo Nascimento e Gláucio Vieira; Wesley Abel Mariano; Thaís dos Santos Carvalho; Beatriz de Souza Campos e Luciano Simões Canavez.

     Pouco antes do encerramento, às 16 horas, o seminário abre espaço para a apresentação do Grupo Musical Mágicos do Som – que surgiu a partir de uma oficina de musicoterapia, realizada no CAPS Usina de Sonhos, localizado no bairro Vila Mury, também de solos musicais com os usuários de Saúde Mental do município.

    “A proposta do Seminário é efetivar a implantação em todos os municípios participantes, do cuidado na Rede de Atenção Psicossocial como política de saúde para as pessoas com transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crak, álcool e outras drogas”, avalia a Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental de Volta Redonda, a psicóloga Lilian Carvalho Varela, ressaltando que no município, essa implantação atingirá os diversos pontos de atenção da rede de saúde, desde a atenção básica, passando pela atenção especializada e também a urgência e emergência. “Para isso estamos capacitando todos os profissionais da saúde envolvidos no processo de cuidado”, conclui.  

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.