Seminário Regional de Saúde Mental reúne mais de 300 participantes

      Mais de 300 pessoas participam nesta quinta, 24, do I Seminário Regional de Saúde Mental, no antigo Escritório Central da CSN. O evento, realizado pelo Fórum Regional de Saúde Mental, reúne profissionais de saúde dos municípios que integram o Médio Paraíba.  O objetivo é qualificar a rede de Atenção Básica e Atenção Especializada do SUS – Sistema Único de Saúde - para o cuidado dos pacientes em sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

     A coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, a psicologia Lilian Carvalho Varela, destacou a importância do Seminário para a efetivação do plano de ação de qualificação dos profissionais de saúde para o cuidado aos pacientes de saúde mental. “Hoje temos a oportunidade de fazer essa discussão com os profissionais de diversos pontos de atenção da rede de saúde, desde a atenção básica, passando pela atenção especializada e também a urgência e emergência”, disse, enfatizando que a proposta é promover o alinhamento conceitual do cuidado, principalmente no território onde os pacientes vivem.

     “Este evento demonstra o avanço da saúde mental na região e a importância da continuidade desta luta”, salientou o prefeito Neto, recordando o fechamento da Casa de Saúde Volta Redonda como “um grande marco na saúde mental do município”. Em seguida pediu uma salva de palmas a todas as pessoas envolvidas nesta causa.  A Secretária de Saúde, doutora Suely Pinto, ressaltou a importância da solidariedade da região em trabalhar conjuntamente para a realização do Seminário. “No decorrer do dia teremos a oportunidade de aprofundarmos questões de extrema relevância para a política de saúde mental na região”, ressaltou.

    O vice-prefeito Carlos Roberto Paiva considerou o Seminário como um momento impar na consolidação de espaços para a implantação de políticas voltadas à área de saúde mental. “A região ao realizar esse evento já está vendo isso com seriedade”, disse. A gerente de saúde mental, álcool e outras drogas da Secretaria Estadual de Saúde, a psicóloga Carla Braga, também falou sobre a importância do evento e como a região prosperou e se tornou referência na área de saúde mental. O Secretário de Saúde de Barra Mansa, Jonathan Aguiar , a vice- prefeita de Pinheiral, Patrícia Rivello, o Promotor de Justiça Luciano Arbex Sarkis da 2ª Vara de Família de Volta Redonda, a Coordenadora Municipal de Prevenção às Drogas de Volta Redonda, Neuza Jordão, estiveram entre as autoridades que também participaram da abertura Seminário.

MESAS REDONDAS - No período da manhã aconteceu a primeira mesa redonda do evento com a presença do palestrante Pedro Gabriel, doutor em psiquiatria pela Universidade de Londres, que abordou o tema “Contextualização Histórica da Saúde Mental no Brasil”. A médica mestre em pesquisa  clínica em psicanálise, doutora Sandra Fortes, também esteve nesta mesa redonda e abordou o tema “Cuidado no Território sob a Perspectiva da Política de Redução de Danos e as Tecnologias de Matriciamento”.  A psicóloga Carla Braga, gerente de saúde mental, álcool e outras drogas da Secretaria Estadual de Saúde, também participou da mesa apresentando o tema Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

     À tarde, a programação continua com relatos sobre as experiências regionais de cuidados de Saúde Mental na Atenção Básica quando serão apresentados os temas “Um novo olhar sobre o cuidado em Saúde Mental: A lógica de referência por território”, “Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF”, “Consultório na Rua” e “Produção do Cuidado– “Casa dos 20”. Temas que serão abordados, respectivamente, por Milene Santigo Nascimento e Gláucio Vieira; Wesley Abel Mariano; Thaís dos Santos Carvalho; Beatriz de Souza Campos e Luciano Simões Canavez. Haverá ainda, antes do encerramento, previsto para às 17h, a apresentação do Grupo Musical Mágicos do Som e de solos musicais de usuários de saúde mental do município.

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.