Show intimista marca lançamento do segundo cd do Mágicos do Som

 

 

 

         O lançamento do segundo CD do Mágicos do Som na noite desta quarta-feira, 13, no teatro Professor Jésus Moreira Maciel - anexo ao Colégio João XXIII, no Retiro, foi marcado por um show intimista que reuniu profissionais de saúde, amigos e familiares dos integrantes do grupo, formado por usuários do Programa de Saúde Mental de Volta Redonda. A apresentação contou com um repertório eclético mesclado por músicas do antigo e atual trabalho, além da participação dos músicos Auriston, no teclado, e Carlos, no contrabaixo.

        Com dez músicas, o segundo CD dos Mágicos do Som, intitulado Saúde Musical, tem como ritmo predominante o samba.  Cantar no Mágicos do Som, A música é terapia, Samba para chamar atenção, Na hora da virada, Doce Sorriso e Eu te amo, são alguns dos hits de destaque deste novo trabalho.  As composições, todas de autoria do próprio grupo, são temáticas vividas no cotidiano dos usuários e que abordam o enfrentamento das suas limitações e a busca por uma maior autonomia e reinserção social.

        “Esse momento é de muita alegria, pois consiste na concretização de um trabalho que visa à reabilitação psicossocial e a inclusão social através do cuidado em saúde mental e da linguagem musical”, disse a Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, a psicologia Lilian Carvalho Varella, ressaltando que a formação dos Mágicos de Som é resultado de um projeto coletivo baseado na liberdade como tratamento e no respeito aos preceitos da reforma psiquiátrica e de sua evolução teórica.

        Para a psicóloga Marta Magalhães, secretária interina de Saúde, o lançamento deste segundo CD do grupo é a demonstração de que a saúde mental no município continua fazendo história. “É a continuidade da implantação de um projeto em construção que objetiva à superação do preconceito e a garantia da inclusão social das pessoas com sofrimento psíquico e do respeito a seus direitos e liberdade”, afirmou.

TRAJETÓRIA -  O Mágicos do Som surgiu em 1996, a partir de um trabalho de musicoterapia desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Usina de Sonhos, uma das unidades que integram a rede de assistência em saúde mental no município, e coordenado na época pela musicoterapeuta Raquel Siqueira. A partir do primeiro cd lançado em 1997,  que teve arranjos dos músicos Marcelos Guimarães e José Reis, já falecido, o grupo somou mais de 130 apresentações em várias cidades do estado do Rio de Janeiro.

       Agora com o segundo CD, produzido pelo músico e psicólogo João Guimarães, que era coordenador do grupo, com arranjos também de José Reis, ambos já falecidos, a expectativa é  permanecer nesta trilha de sucesso.Atualmente com sete integrantes (Aramis Coutinho – tamborim, Carlos Nilson – tarol, Gilmar Rocha – violão e pandeiro, Hélio Sirineu _ violão, acordeon e pandeiro, Israel Campos – tan tan, Josias Moraes – pandeirola, Maria Lúcia Alves – pandeiro, e o atual coordenador Isaías das Neves – guitarra) o Mágicos do Som tem como objetivo ganhar as ruas e palcos do Brasil para a divulgação deste novo trabalho.

     “O grupo já pensa na possibilidade de se viabilizar o terceiro cd, pois há muitas músicas que foram compostas e que não entraram neste trabalho”, esclareceu Isaías Neves. Segundo ele, o nome “Mágicos do Som” foi uma escolha do próprio grupo. Como informou a vocalista Maria Lúcia Alves ao anunciar o inicio do show de lançamento: “Somos Mágicos do Som, porque a música é alegria, é vida e nos tira da solidão”. Então, a arte que salva, de fato, merece bis!!!!

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.