Passeata contra dengue no bairro Água Limpa

 

 

 

 

      A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, através da Vigilância Ambiental, e em parceria com a Associação de Moradores da Água Limpa realizam, com o apoio da comunidade, uma passeata contra a dengue no bairro, na manhã deste sábado, dia 7 de dezembro. O objetivo desta caminhada é alertar a população sobre os riscos da doença e orientar moradores sobre formas de se evitar e combater a proliferação do mosquito.

      A Água Limpa é uma das localidades onde agentes de endemias têm detectado muitas residências com focos do Aedes aegypti, apesar de o bairro ter obtidos índice de apenas 0,6% de infestação registrado no último LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti), realizado em toda a cidade, em outubro passado.

     - A situação nesta localidade nos deixou em alerta após relato dos nossos agentes que têm detectado imóveis com ambientes propícios à proliferação do mosquito – ressaltou a gerente técnica da Vigilância Ambiental, Maria de Fátima Arantes da Silva, lembrando que esta situação pode se agravar devido à chegada do verão, quando o aumento da temperatura, aliado às chuvas, se transformam em fatores propícios à proliferação do mosquito da dengue.

       Durante a passeata, que terá início às 8 horas na Rua Santa Luzia – uma das localidades indicadas com maior incidência de focos do mosquito - com destino à Rua Visconde do Rio Branco, serão distribuídos panfletos orientando a população sobre formas de se combater a dengue. “O apoio da comunidade é imprescindível para o êxito do nosso trabalho contra a dengue”, enfatizou a gerente técnica da Vigilância Ambiental.

      A passeata contra a dengue conta ainda com o apoio das igrejas, de funcionários da UBSF(Unidade Básica de Saúde da Família), da Água Limpa, do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), alunos, pais e professores de escolas do bairro, além de membros da Associação de Moradores da Água Limpa. 

NA CIDADE – Os pratinhos de planta com água continuam, segundo o último LIRAa realizado em Volta Redonda, em outubro, como o grande vilão no combate a dengue. Segundo este relatório estes recipientes somam 42,9% dos focos encontrados. As garrafas e latas ficaram com 9,5% dos índices de infestação; 16,7% foram identificados em pneus velhos e em locais de armazenamento de água para consumo, 7,1% em bromélias e 4,8% em caixas d'água elevadas.

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.