Mutirão contra a Dengue

Funcionários da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através das Secretarias Municipal de Saúde e de Serviços Públicos, com o apoio do SAAE, tiveram um sábado de trabalho intenso, no bairro Água Limpa, em função das ações pelo Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti, que aconteceram em todo o país. As visitas casa à casa na localidade, realizadas pelos agentes de endemias da Vigilância Ambiental da SMS/VR, começaram cedo, onde foram detectadas 10 residências com focos do mosquito da dengue.

Ao longo do dia, os 70 funcionários da Prefeitura Municipal percorreram pelo menos 21 ruas do bairro, de onde retiraram 12 caminhões com materiais inservíveis que poderiam acumular água, servindo de criadouros do mosquito da dengue, que também transmite a zika e chikugunya. As atividades pelo Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypt, organizadas pelo Ministério da Saúde, foram concentradas em Volta Redonda, no bairro Água Limpa, pelo fato de a localidade possuir o maior número de casos notificados da doença em residentes no município.

As ações aconteceram das 8h às 16 horas e contaram com o apoio dos funcionários da limpeza urbana, da SMSP, além de sete caminhões para coleta de entulho e uma retro escavadeira. Membros da associação de moradores também aderiram ao chamado do Poder Público para ingressar na mobilização contra a dengue. Durante todo o dia um carro de som, percorreu as ruas do bairro, convidando a população a aderir a Mobilização contra o mosquito transmissor destas doenças.

REALIDADE – De acordo com o último LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegytpi), o bairro Água Limpa registrou índice de infestação de 4,6% - considerado de alto risco - percentual bem acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. A maior parte dos criadouros do mosquito continua sendo encontrada dentro das residências, com 39,3% das ocorrências em pratos e vasos de plantas e 21,7% em depósitos fixos (calhas, ralos e sanitários em desuso).

- A ação “Volta Redonda Unida Contra o Mosquito” reforça a importância de que todo o cidadão deve disponibilizar 10 Minutos por semana, dentro de sua residência, eliminando focos do mosquito causador da dengue, chikungunya e zika – ressaltou a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, lembrando que, este mosquito pode matar e também causar microcefalia nos bebês em formação.

A secretária reforçou ainda que quinzenalmente será cumprida uma agenda de atividades, envolvendo diversos setores do Governo Municipal, com ações em localidades da cidade, obedecendo critérios de maiores índices de infestação do mosquito e de casos notificados da doença.

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.