Fumacê continua circulando a cidade auxiliando no combate a dengue

          A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde mantém esta semana a  circulação do Carro UBV (Fumacê da Dengue), utilizado para a aplicação de inseticida a baixíssimo volume, com o objetivo de eliminar o mosquito transmissor da dengue na fase adulta. Os veículos circulam em dois horários: das 7 às 10 horas e, no final da tarde das 16 h às 19 horas, períodos em que, segundo a Vigilância Ambiental, o Aedes aegypti está em plena atividade.

        A ação, que vem sendo realizada em toda a cidade, acontece esta semana em 25 bairros. Em nove deles, o fumacê circula no final da tarde: Santa Rita do Zarur, Ponte Alta, Jardim Ponte Alta, Nova Primavera, Caieiras, Cailândia, Volta Grande, Belo Horizonte e Mariana Torres. Em 16 outras localidades os carros deverão circular pela manhã: Padre Josimo, Vila Mury, Jardim Belmonte, Santa Cruz, Vila Brasília, Belmonte, Conforto, São Carlos, Nova Esperança, Verde Vale, Vila Americana, São João, Aterrado, Vila Santa Cecília, Água Limpa e Siderlândia.   

        A coordenação da Vigilância Ambiental ressalta, no entanto, que a agenda do Fumacê pode ter alterações em caso de chuvas. “O UBV passa uma vez por semana em cada bairro onde está ocorrendo maior número de casos de dengue. O objetivo é cortar o ciclo de transmissão da doença”, explicou a gerente técnica da Vigilância Ambiental, Maria de Fátima Arantes, lembrando que em outras localidades o órgão mantem circulando o carro fumacê (FOG), utilizado para eliminação do pernilongo. Nestes casos a ação acontece entre 19 e 22 horas.

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.