Fumacê

A circulação dos Carros UBV (Fumacê da dengue) usado na eliminação do mosquito transmissor da dengue na fase adulta, continua em diversos bairros da cidade. Até a próxima sexta-feira, dia 03 de maio, inúmeras localidades serão atendidas tanto no período da manhã como no final da tarde, horários  em que, segundo a Vigilância Ambiental, o mosquito da dengue está em plena atividade. Esta ação acontece nos bairros onde foram detectados grande números de casos confirmados ou notificados da doença.

Até a próxima sexta-feira, dia 03, o carro UBV circulará por 17 localidades da cidade. Na próxima semana, a agenda deverá se repetir, pois a passagem do carro UBV é recomendada por quatro semanas para completar o ciclo de trabalho. “O UBV passará uma vez por semana em cada bairro onde está ocorrendo maior número de casos da doença. O objetivo é cortar o ciclo de transmissão da doença”, explicou a gerente técnica da Dengue da SMS/VR, Maria de Fátima Arantes. 

Técnicos da Vigilância Ambiental mantém ainda as visitas domiciliares, onde os  agentes realizam eliminação de possíveis criadouros e fazem o tratamento com produto químico, quando necessário. Nestas localidades o trabalho é reforçado pela distribuição de material informativo orientando a população sobre medidas a serem adotadas para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

- O carro UBV é eficaz na eliminação do Aedes aegypti, mas o ideal é evitar que o mosquito chegue a fase adulta e, para isso, precisamos manter a rotina de fiscalizar nossa casa eliminando os possíveis criadouros desse mosquito – ressaltou Fátima Arantes.

PERNILONGOS – Além da circulação do carro UBV a rotina do carro fumacê, utilizado para eliminação do pernilongo (FOG) também é mantida. Nesta semana, serão mais 25 bairros beneficiados por esta ação. 

Confira aqui a programação da semana.

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.