Balanço sobre a semana da Luta Antimanicomial

 

 

 

 

Semana comemorativa atende expectativas e resgata assistência mais humanizada e o direito de cidadania dos usuários em saúde mental

 

       A semana da Luta Antimanicomial, promovida pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR), de 13 a 17 de maio, contou com várias atividades visando avaliar os serviços prestados pela Rede de Atenção Especializada em Saúde Mental do município, além de capacitar para a prática qualificada do cuidado.

      A programação começou com as Rodas de Conversas, realizadas de 16 a 17 de maio, nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS Vila Esperança, CAPS Sérgio Sibilio Fristsch, CAPS ad e CPASi Viva Vida), Espaço de Cuidado e Residências Terapêuticas. Essas atividades reuniram aproximadamente 300 pessoas, entre usuários de saúde mental, familiares, profissionais de saúde, gestores e comunidade. 

     “O resultado obtido nestas discussões atingiu o objetivo proposto, colocou em pauta a melhoria dos serviços prestados, priorizando a assistência mais humanizada e o direito de cidadania dos nossos usuários”, esclarece a coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental do município, a psicóloga Lilian de Carvalho Varela.

        A pesquisa feita pelo CAIS Aterrado - Unidade de Emergência que conta com leitos especializados em Saúde Mental, foi outra ação significativa das comemorações da Semana da Luta Antimanicomial. Com o objetivo de avaliar o nível de satisfação com relação ao cuidado ofertado no ato da internação, a pesquisa foi aplicada em mais de 20 usuários.

    “Apesar dos dados ainda estarem em processo de consolidação, a iniciativa reforçou a nossa meta pela qualificação do atendimento e do cuidado junto a nossa clientela alvo: pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas”, ressalta a coordenadora, destacando, também, a participação dos  usuários de saúde mental na mostra de fotografias inclusivas, do I Festival de Fotografia e Arte de Volta Redonda, realizado de 14 a 16 de maio, pelo Clube Foto Filatélico Numismático.

      “A partir da arte da fotografia apresentamos a comunidade o cotidiano dos serviços de saúde e a produção artística resultado das oficinas dos nossos serviços”, acrescenta. A capacitação das equipes de saúde mental, realizada no dia 17 de maio, encerrou as comemorações da Semana. Abordando o tema “Qualificando o Cuidado”, a capacitação, ministrada pela psicóloga Cláudia Henschel de Lima – Phd em Psicologia Social da Personalidade e professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFRJ), reuniu no Hotel Bela Vista, mais de 120 pessoas. 

     “O saldo da semana foi muito positivo. Vamos permanecer na luta pela saúde mental em liberdade e com expansão de serviços substitutivos ao modelo de hospitalocêntrico e asilar, sempre em consonância com a Reforma Sanitária e Psiquiátrica e com a construção do SUS- Sistema Único de Saúde”, conclui Lilian Carvalho Varela. 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.