Sábado é dia de vacinação contra paralisia infantil

 

 

 

 

        Todas as UBS e UBSF (Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família) estarão abertas, neste sábado das 8 às 17 horas, para receber as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade para vacinação contra a poliomielite. O Dia D de Mobilização contra a Paralisia Infantil, que acontece neste dia 8, marca o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite deste ano. A meta no município é imunizar 95% do público alvo, representando 14.122 crianças, até o final da campanha que vai até o dia 21 de julho.

 

       A campanha deste ano traz uma inovação crianças a partir de seis meses foram incluídas no público alvo a ser vacinado. É importante reforçar que os pais não esqueçam de levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança.

 

        É importante ressaltar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

 

        A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos - como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina -, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.