Seminário comemora 20 anos de implantação do Follow up na rede pública de saúde do município

 

Seminário destaca atuação da equipe do programa  nos 20 anos de implantação do Follow up

 

       O Seminário de Comemoração dos 20 anos do Follow up (Centro de Desenvolvimento Infantil Gabriel Arsênio) que aconteceu na manhã desta terça, 18, foi um encontro marcado por muita emoção que reuniu cerca de 90 profissionais da rede pública de saúde no auditório do UGB, no Aterrado. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR), também homenageou a equipe do programa pelos resultados de sucesso obtidos neste período.

      "Este é um momento de celebrar o trabalho especializado de uma equipe que, além da assistência oferecida a sua clientela, ainda oferece todo o suporte familiar necessário para a garantia de êxito do tratamento", disse a Superintendente da Atenção à Vigilância em Saúde (SAVS) da SMS/VR, a enfermeira Maria Augusta Monteiro, esclarecendo que o follow up é um programa que atua no rastreamento e intervenção de patologias que possam comprometer o desenvolvimento dos recém nascidos de alto risco do município.

       Já a coordenadora administrativa do Follow up, Sônia Aparecida Condé, agradeceu e pediu a equipe do programa, presente na plateia, para se levantar. "O diferencial do sucesso do follow up está aqui", declarou emocionada a coordenadora, solicitando uma salva de palmas aos seus componentes.  O reconhecimento da equipe do Follow up foi reforçado pela coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da SMS/VR, a médica Rosa Maria de Jesus Silva. "A identidade que o programa passou a ter se deve muito a essa equipe que evoluiu nas suas potencialidades e hoje é referência na região", acrescentou.

      A Secretária de Saúde, doutora Suely Pinto, ressaltou a importância do Seminário como um encontro comemorativo com possibilidades de se rever projetos e avaliar o que foi planejado pela soma dos resultados. "A criança é o centro da preocupação e do trabalho construído, nos últimos anos, em Volta Redonda", informou a Secretária, agradecendo aos profissionais do Follow up pela persistência e qualidade dos serviços prestados.  "Juntos, com todos os demais funcionários desta Secretaria, somos uma equipe que tem alcançado sucesso em suas realizações", finalizou, convidando os componentes do programa para posarem para uma foto comemorativa.

       MESA TÉCNICA_ O ponto alto da programação do Seminário foi a mesa técnica abordando o tema "Integração e perspectivas para o desenvolvimento dos recém nascidos de alto risco  de Volta Redonda", que teve como mediadora a Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da SMS/VR, Rosa Maria de Jesus Silva.  O debate promovido pela mesa envolveu a participação e a Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI/Neonatal) do Hospital São João Batista, a médica neonatologista Ana Paula Ferreira Rocha; a neuropediatra Claudia Resende Sepulveda, supervisora técnica do Follow up de Volta Redonda, que apresentou o programa e os resultados obtidos nestes 20 anos de implantação.

       A psicopedagoga Elizabeth Melo Silveira dos Santos, representante da Secretaria Municipal de Educação - Setor de Educação Especial e a médica neonatologista Ana Paula Ferreira Rocha, abordaram sobre a  inclusão social, e a realidade da intervenção em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal no Brasil.

      PROGRAMA - O Follow up funciona no Centro de Desenvolvimento Infantil Gabriel Arsênio de Menezes - localizado na rua Governador Luiz Monteiro Portela, nº 282, Aterrado, tem como clientela os recém nascidos de alto risco encaminhados pelas Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI- Neonatal) e os das Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica que apresentam alterações do desenvolvimento até seis meses de vida.

     O objetivo é o rastreamento dos recém nascidos para o diagnóstico precoce de transtorno do desenvolvimento global ou especifico - motor, de linguagem, cognitivo ou emocional,  realizado através de testagens neurológicos e psicomotoras.   Para o diagnóstico e tratamento desta clientela o programa conta com uma equipe multiprofissional formada por neurologista infantil, pediatra, fonaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta, dentista, assistente social, além de profissionais de coordenação e apoio administrativo. A assistência do programa é direcionada aos recém nascidos de alto risco acompanhados até cinco anos e 11 meses de vida.

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.