Saúde de Homem na UBSF do Belmonte e Coqueiros

 

 

 

 

 

 

 

      A adesão à Campanha de Saúde do Homem realizada, no sábado, pelas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) dos bairros Belmonte e Coqueiros, atingiu a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR). Durante o todo o dia, o público masculino com idades entre 20 a 59 anos buscou atendimentos nestas unidades. A maior adesão aconteceu no Belmonte, onde foram atendidos 102 homens. Nesta unidade outro diferencial chamou atenção:  rapazes mais jovens, com idades entre 16 e 18 anos, também buscaram orientações sobre formas de se prevenir doenças relacionadas ao público masculino.  

     No Coqueiros o público alvo da campanha também buscou atendimento e orientações. Nesta localidade, somente no período da manhã, pelo menos 47 homens estiveram na unidade de saúde. A maioria passou por consultas médicas e boa parte deles confirmaram que não buscam, com frequência, esse tipo de atendimento. O Coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da SMS/VR, o médico Vinicius Soares Costa Melo, confirmou que os homens não tem a rotina de frequentar as unidades de saúde. Ele explicou que, por isso,  acontecem as campanhas cujo objetivo é orientar os homens a terem uma rotina de prevenção as doenças, derrubando barreiras culturais que impedem esse público de cuidar da sua própria saúde.

    “Os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas”, explicou o médico, lembrando que outro fator agravante se deve ao fato deste público recorrer aos serviços de atenção primária somente quando o quadro de saúde já se agravou. “A não adesão às medidas de saúde promove o aumento das incidências de doenças e de mortalidade entre essa clientela”, acrescentou, enfatizando que para prevenir os agravos de saúde específicos do gênero masculino foi implantado no município, em 2010, em detrimento da Política Nacional do Ministério da Saúde, o Programa de Atenção Integral a Saúde do Homem.

    “A política traduz o anseio da sociedade ao reconhecer que os agravos do sexo masculino constituem verdadeiros problemas de saúde pública e organizar um conjunto de ações capazes de promover o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de mortalidade por causas preveníveis e evitáveis nessa população”, avalia Vinicius, esclarecendo que a proposta da sua pasta é ampliar, cada vez mais, o acesso dessa clientela, através das Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica (UBSF e UBSF), ao autocuidado e à saúde como um direito básico e de cidadania.

Durante a campanha do homem desenvolvida pelas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de cada bairro a programação é bem diversificada. O evento incluiu a oferta de consultas médicas, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e palestras em salas de espera sobre saúde bucal, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS. Há ainda a distribuição de  materiais educativos (folderes e panfletos), distribuição de brindes, cortes de cabelo e stands informativos sobre planejamento familiar e tabagismo

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.