Profissionais de saúde participam de Seminário de Alcoólicos Anônimos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Mais de 100 profissionais da rede pública de Volta Redonda participaram do XIV Seminário de Alcoólicos Anônimos (A.A) realizado nesta quinta, 26, no auditório da Universidade Geraldo Di Biase, no Aterrado.  O evento, realizado anualmente pelo Escritório de Serviços Locais de A. A do Sul Fluminense, que  este ano foi direcionado a área de saúde, teve entre os seus principais objetivos oferecer esclarecimentos sobre a “doença alcoolismo”, além de promover um maior entendimento do trabalho desenvolvido pela irmandade e a formalização de cooperações mútuas.

     Na programação do evento duas palestras de destaque: a primeira sobre o funcionamento do álcool no cérebro, pela doutora em neurociência e professora do UniFOA, Cristiane Gorgati. Nesta abordagem ela enfatizou as alterações no cérebro decorrentes do uso da droga e, também, a dependência do álcool. A outra ficou a cargo da Secretária de Saúde de Volta Redonda, doutora Suely Pinto, que apresentou o tema Alcoolismo: doença da negação. “O álcool faz parte da nossa vida, o seu consumo está incorporado a nossa cultura”, disse, afirmando que esse é um dos principais fatores causadores da negação da doença.

    O número de pessoas dependentes do álcool está aumentando cada vez mais. Segundo dados apresentados pela Secretária de Saúde, 4% das mortes no mundo são atribuídas ao consumo de bebidas alcoólicas. “Um dado alarmante, já que o álcool está matando mais do que a violência, aids e a tuberculose”, acrescenta, ressaltando que outros índices apontam que 50% dos brasileiros fazem uso do álcool e 59% dos que bebem o fazem de modo nocivo. “A parceria que estabelecemos com os Alcoólicos Anônimos, através deste encontro, visa divulgar o trabalho desenvolvido pelo A.A na nossa rede, como mais um recurso no cuidado da pessoa com dependência química do álcool”, acrescenta.

    Testemunhos e informações sobre o A.A, painel de perguntas e respostas, apresentação dos Grupos de Familiares e Amigos de Alcóolicos (Al-Anon),  sorteios de CDs e literaturas com abordagens sobre o A.A e o alcoolismo foram outras atividades do Seminário, que foi encerrado com um coffee break servido aos convidados.

    Alcoólicos Anônimos (A.A)  -   É  uma irmandade formada por homens e mulheres que se mantêm sóbrios e ajudam outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade. Na priorização da recuperação pessoal e contínua dos seus membros, realiza o seu trabalho baseado em princípios constituídos pelos 12 passos, que tem como palavra chave “viver uma nova vida”, 12 tradições, que atuam como um código de ética para o conviver, e 12 conceitos, que são fundamentados no servir e que coloca a irmandade como um instrumento de auxílio ao próximo.

     No Sul Fluminense existem cerca de 120 grupos de A.A, e em Volta Redonda aproximadamente 26. Todos aptos a receberem as pessoas com desejo de parar de beber, que é o único requisito para se tornar membro da irmandade, e a compartilharem suas experiências, seja através de conversações ou reuniões formais. Para quem considerar que o seu modo de beber é prejudicial a sua saúde e a algum membro da sua família, o A.A pode ajudar. Basta procurar o Escritório de Serviços Locais do Sul Fluminense, localizado na Avenida Amaral Peixoto, nº 63, no 2ª andar, ou ligar para o telefone (24) 3342-0778, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, também aos sábados, das 8h às 12h, ou enviar sua solicitação ou dúvidas pelo email  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Ao fazer contato as pessoas terão o auxílio solicitado e a garantia do seu anonimato preservado. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.