Ação conjunta entre SMS e SME reúne alunos em manhã de debates

 

 

 

     A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizam no próximo sábado, 9, a IV Mostra de Trabalho dos Alunos da Escola Municipal Tocantins, no Retiro. Para o evento, que acontece das 8h às 12 horas, são esperadas cerca de 500 pessoas, entre pais, alunos e professores. O objetivo desta mostra é aproximar a comunidade da escola.

    Durante toda a manhã acontecem quatro palestras ministradas por profissionais da saúde. A primeira, sob os cuidados da bióloga Ivina Priscila de Oliveira, em uma tenda da Vigilância Ambiental, aborda o tema dengue, com orientações sobre os riscos da doença e formas de se evitar a proliferação do mosquito. A Saúde Bucal dos alunos também será tema em debate. A cargo do dentista da SMS/VR, Alfredo César Pereira da Fonseca, os alunos receberão orientação sobre higiene bucal.

     Através de palestra ministrada pelo psicólogo do CAPS Vila, Paulo Roberto da Silva, o consumo do álcool será outro tema que vai ganhar destaque na IV Mostra de Trabalho do Tocantins. Os jovens entre 10 e 16 anos receberão ainda a Caderneta de Saúde do Adolescente, com inúmeras informações sobre os cuidados com o corpo, saúde, sexualidade, higiene, assim como seus direitos e deveres estabelecidos de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).  A previsão é de que pelo menos 400 alunos recebam este informativo, contendo 50 páginas.

    Uma técnica em enfermagem estará realizando a medição dos alunos e inserindo os dados na cartilha, que traz um capítulo destinado ao desenvolvimento do adolescente. Nele os jovens acompanham peso, altura e pressão arterial. As cartilhas são diferenciadas com itens exclusivos para o público masculino e feminino.

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.