SMS/VR faz Prestação de Contas

 

 

 

     A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda realizou na noite de quarta-feira 24, Audiência Pública, para Prestação de Contas da Gestão da Saúde no Município, referente ao terceiro quadrimestre de 2015. O evento,  que aconteceu na Câmara Municipal, Aterrado, reuniu diversos setores da Sociedade Civil.

     Por quase três horas, a Secretária Municipal de Saúde de Volta Redonda, Marta Magalhães, apresentou a população os resultados e ações desenvolvidas pela SMS/VR, no ano passado, assim como dados da oferta de serviços e informações sobre os recursos aplicados pelo SUS – Sistema Único de Saúde, no município.

     Além de citar os investimentos, na ordem de R$ 14 milhões, aplicados na Atenção Básica, a secretária enfatizou que “é preciso mudar o paradigma de que todos os problemas de saúde são resolvidos no âmbito hospitalar, pois  que a Atenção Básica é a ordenadora do sistema”.

     Sobretudo, porque os dados dos últimos 6 anos referentes a proporção de internações por condições sensíveis à Atenção Básica demonstram a redução de internações, o que  reforça  o quanto este nível de atenção vem sendo resolutivo, pois desde 2010 ele apresenta um resultado em sentido decrescente.  Considera este resultado surpreendente, principalmente porque o recurso transferido das outras esferas administrativas vem diminuindo nos últimos anos.

    Marta Magalhães, listou obras mais recentes realizadas, no município, como a reforma e ampliação de todas as unidades de saúde, além da construção de cinco UBSF – São Sebastião, Voldac, Santa Cruz, Água Limpa II e Jardim Belvedere. Estas obras possibilitaram, de acordo com relatório da Prestação de Contas da SMS/VR, cobertura de 100% da população atendida na Rede de Atenção Básica.

    A secretária ressaltou ainda que, se comparados com os últimos seis anos, percebe-se redução considerável nas internações, demonstrando o quanto a Atenção Básica vem sendo resolutiva, principalmente, em um momento, em que as demais esferas administrativas vêm, nos últimos anos, reduzindo os repasses de recursos públicos para a saúde do município.

    - A nossa equipe está de parabéns pelo empenho nas campanhas de prevenção do câncer de colo do útero e de mama, possibilitando o alcance da meta programada, principalmente, em relação às mamografias realizadas – ressaltou, lembrando que os óbitos por câncer de mama vêm reduzindo de 29, em 2009, para 22 em 2015. No relatório, constam também os óbitos por câncer de colo de útero que seguem a mesma tendência: caindo de nove casos, em 2009, para cinco, em 2015.

    Ao falar dos procedimentos de Alta Complexidade, a secretária também apresentou boas notícias: Marta Magalhães lembrou que, atualmente, o município conta com dois serviços de radioterapia credenciados além de anunciar que, este ano, será ampliado o acesso à Terapia Renal Substitutiva, com a inauguração de uma Clínica privada, facilitando a vida das pessoas que têm se deslocado para realizarem o procedimento fora de domicílio.

INFORMATIZADO - O relatório da Prestação de Contas mostrou ainda que a Saúde Pública de Volta Redonda tem  seguido um pouco mais além. Os investimentos também beneficiaram o setor administrativo, com a informatização da Rede de Atenção Básica e a adesão ao HÓRUS (Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica), para regulação de medicamentos, do Ministério da Saúde.

     A  implantação desse novo sistema possibilitou, entre outros benefícios, a identificação, em tempo real, dos estoques nas centrais de abastecimento farmacêutico, nas farmácias e nas unidades de dispensação.

     Com o HORUS é possível ainda realizar o rastreamento dos medicamentos distribuídos e dispensados, assim como o agendamento das dispensações, identificação da demanda de atendimento e da origem das prescrições. O novo sistema garante também que seja efetuada a consulta ao histórico de atendimento, o controle e monitoramento dos recursos financeiros, investidos na aquisição e na distribuição dos medicamentos.

      As unidades passaram pelo processo de informatização para e implantação do e-SUS e futuramente o Prontuário Eletrônico, além do agendamento de consultas regulado pelo sistema SISREG, com o usuário recebendo mensagem de texto via celular com dados sobre seu agendamento. Paralelo a isso, foi implantado ainda o sistema de coleta de sangue descentralizada em 32 unidades de saúde.

    - Nosso município tem aplicado mais que o dobro em saúde, temos uma Atenção Básica resolutiva,  forte com atendimento de qualidade, mas temos ainda muitas etapas a vencer – ressaltou a secretária, lembrando, por exemplo, o aumento de casos de sífilis no país que, hoje, atinge a casa de 42 mil pessoas.

    Para frear o avanço dessa doença, o município, recebe em março novas dosagens de penicilina para gestantes e parceiros – grupos de maiores riscos de contaminação desta doença. Marta Magalhães concluiu a Prestação de Contas lembrando que o ano não foi nada fácil para o Poder Público Municipal e reforçou que além das dificuldades de repasses públicos também ocorreram dificuldades em repasses de medicamentos, entre eles, vacinas como anti rábica e hepatites. 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.