Grupo da Terceira Idade de Volta Redonda visita Teresópolis

 

 

 

 

        O terceiro passeio realizado pelos grupos de Terceira Idade da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) deste ano reuniu 350 idosos no Hotel Le Canton, na cidade de Teresópolis localizada na região Serrana, no topo da Serra dos órgãos. A cidade, com uma grande quantidade de áreas verdes, é a mais alta do estado do Rio de Janeiro, e consequentemente, uma das mais frias. Teresópolis atrai milhares de visitantes que se encantam com o clima privilegiado, a exuberante beleza de sua paradisíaca paisagem, além dos belíssimos atrativos naturais como a Serra dos Órgãos, a Mulher de Pedra, a Pedra da Tartaruga, entre outros. O Hotel Le Canton é um dos mais tradicionais de Teresópolis, e conta com atrações como o Parq Magique, Pista de Esqui, Boliche e Castelo Medieval.

        As viagens, que vão durar cerca de cinco meses, começaram na segunda-feira (dia 9) e terminam no dia 31 de outubro, beneficiando cerca de 10 mil participantes dos programas para a Terceira Idade realizados pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Smel e da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). Entre os grupos que participaram desta viagem estavam: Parque Aquático, Ginásio Siderlândia, Ginásio São Geraldo e Ilha São João.

        Para o deputado federal Deley de Oliveira, responsável pela implantação do programa da Melhor Idade em Volta Redonda, quando foi secretário de Esporte no primeiro mandato do prefeito Antônio Francisco Neto (1997/2000) e que esteve na Ilha São João para desejar boa viagem aos grupos no lançamento da viagem – no dia 29 de abril - esse é um importante legado que o prefeito Neto deixa para a história da cidade. “Eu prefiro eles viajando, felizes, que na fila de um hospital. Quem faz atividades, sem dúvidas, vive melhor e mais feliz”, disse Deley, que cita a pesquisa da Prefeitura onde os idosos que participam dos programas aumentaram a autoestima em 98%, 95% estão mais ágeis, as consultas médicas e remédios reduziram 84% e a expectativa de vida cresceu em 10 anos.

        Segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Rose Vilela, a viagem é um grande componente de um projeto maior que é voltado para a Saúde da melhor idade.

        “Tudo teve início em 1998, quando foi feita uma viagem com 40 idosos para Penedo. Hoje cerca de 10 mil idosos são beneficiados. Essa viagem, na verdade, impulsiona principalmente a vinda dos homens para o programa”, disse a secretária, destacando que mais importante que a viagem é a convivência e a melhora na saúde dos idosos. “Ficamos muito felizes em proporcionar essa viagem, mesmo num ano difícil, com uma crise violentíssima. Sabemos que um real investido na atividade física a gente economiza cinco reais na doença, e com isso estamos cumprindo nosso papel de gestores públicos e responsáveis principalmente pela saúde da nossa população”.

        Para ter direito à viagem é exigido que os idosos tenham 70% de frequência nas atividades e estejam há pelo menos um ano nos programas da Smac e da Smel. Entre os roteiros, os idosos já estiveram nas praias de Angra dos Reis (Resort Vila Gallé), Mangaratiba (Club Med Resort Rio das Pedras), Búzios (Atlântico Búzios Convention & Resort), além de municípios do Circuito das Águas e cidades do Ciclo do Café.

        REALIZANDO SONHOS - Durante a caminhada na fazenda realizada pelos recreadores do Hotel Le Canton, Maria de Fátima Carvalho, 60 anos, moradora do bairro Santa Cruz, que participa da hidroginástica na Ilha São João, disse que as viagens transformaram sua vida.

        “Quando perdi minha mãe, o meu médico me indicou esse programa da Melhor Idade ao invés de tomar a quantidade de remédios que eu tomava. De lá pra cá tudo mudou na minha vida. Meu pai nunca me deixou viajar e agora me sinto uma adolescente, e não uma pessoa com 60 anos. Renovo minha mente e corpo e, além disso, faço novas amizades. É a realização dos meus sonhos”, relatou.

        Durante o bingo, os amigos Antônio Viana (54 anos), Francisco Atanázio (68 anos) e Vantuil Nicolau Marinho (78 anos), todos do Ginásio do bairro Siderlândia, contaram que essas oportunidades servem para celebrar o convívio que eles têm durante todo o ano. “Eu nunca teria condições financeiras para me hospedar um lugar como esse”, disse Antônio. Para Francisco cada volta para casa é um momento de contar as novidades vividas durante o passeio. “Volto dizendo do sonho que é conhecer cada lugar onde viajo. É muito importante para minha autoestima”. Quem concorda com eles é o Vantuil. “Além disso, ainda tem a questão da saúde. Volto revigorado, pronto para as atividades do dia a dia”.

        “Estamos viajando juntos pela primeira vez. Imagine o quando estou feliz em estar com o meu marido, que sempre me acompanhava, e agora com minha filha”, disse Neyde Machado, de 72 anos, do Pólo São Geraldo. Para o marido dela, o senhor Antônio Machado, as viagens são como uma lua de mel. “Todo ano temos a oportunidade de viver novas experiências. Jamais teríamos dinheiro para conhecer tantos lugares maravilhosos assim e com esse tratamento espetacular. E o mais gostoso é estar com amigos”. Para Márcia Machado, 55 anos, filha do casal, logo na primeira viagem já foi possível realizar um sonho. “Tinha muita vontade de ver de perto tudo aquilo que eles contavam das suas viagens. Agora estou vendo que não era exagero. Não sei medir o quando estou feliz. Talvez essa seja a melhor experiência que vivi nos últimos anos”.

        A mesma alegria é compartilhada por Antônia Silvestre Sanglard, 64 anos, moradora do bairro Monte Castelo e que participa há 10 anos do programa. “Hoje posso dizer que esse programa mudou a minha vida. Quase não vou mais ao médico, só mesmo para exames de rotina. Além disso, me tornei uma pessoa mais solidária, mais companheira, mais feliz”, afirmou Antônia.

        Durante a aula de alongamento a dona Antônia Maria da Silva, 66 anos, do Polo da Ilha São João, confessou um antigo sonho. “Sempre que ouvia histórias que tinham castelos eu dizia para mim que um dia ia conhecer um. Hoje estou realizando esse sonho de criança. E isso me faz sentir viva e me mostrou que não devemos desistir dos nossos sonhos”, disse ela se referindo ao castelo medieval repleto de atrações que faz parte do Hotel Le Canton.

        Mas esses passeios não mudam apenas a vida dos integrantes da Terceira Idade de Volta Redonda. Para o gerente do Le Canton, Ricardo Rodrigues, a negociação com a Prefeitura de Volta Redonda para viagem dos idosos é uma oportunidade excelente para movimentar o índice de ocupação do Hotel.

        “Esse é o terceiro ano que tentamos fechar um acordo com a prefeitura, agora conseguimos e estamos muito satisfeitos. Durante a semana nossa taxa de ocupação é baixa e, esse ano particularmente, por causa da crise, os hotéis estão sofrendo muito, principalmente os que são resorts de lazer, como nós. Com a vinda da Melhor Idade passamos de 20% para 94% da nossa ocupação semanal. Além disso, movimentamos a economia do município comprando de fornecedores da região. Aumentamos também em 20% nosso quadro de funcionários como garçons, bagagistas e recreadores, para esse período”, disse o gerente.

        ROTEIRO – Os ônibus saem às 7 horas da Ilha São João e as viagens acontecerão sempre às segundas e quartas-feiras. No primeiro dia de viagem os idosos são recebidos com um almoço especial, têm atividades à tarde no hotel e à noite participam de um jantar, seguido de um baile com música ao vivo. Já no segundo dia, após o café da manhã, realizam atividades no hotel, almoçam e retornam no início da tarde para Volta Redonda.

        As empresas patrocinadoras da viagem são: Alphaville, AEX, Green Life, Foxy Haztec, Ceg Rio, Shop Invest e Associação dos Aposentados e Pensionistas, além da Viação Cidade do Aço.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444