Inscrições para curso de Cuidador Familiar de Idosos da Secretaria de Saúde de Volta Redonda vão até o próximo dia 28

Inscrições para curso de Cuidador Familiar de Idosos

da Secretaria de Saúde de Volta Redonda vão até o próximo dia 28

 Vagas estão disponíveis desde a segunda-feira, dia 10; candidatos podem acessar o site da prefeitura ou ir à sede da SMS

 

Mais de 100 pessoas se inscreveram para participar do curso de Cuidador Familiar de Idosos na primeira semana de vagas abertas. O curso é destinado aos agentes comunitários de Saúde (ACS), aos funcionários de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e à comunidade. O objetivo é capacitar os participantes para o cuidado com idosos que necessitam de ajuda temporária ou permanente para o desenvolvimento de suas atividades diárias.

 

“As aulas, teóricas e práticas, dão mais segurança e respaldo ao cuidador familiar. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do idoso que é cuidado por parentes, em casa. Porém, após essa experiência, o cuidador familiar pode procurar uma especialização e fazer desse trabalho uma profissão”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto.

 

As inscrições estão abertas até o dia 28 de julho pelo site oficial da Prefeitura de Volta Redonda ou na sede da Secretaria de Saúde, na Rua 566, nº 31, bairro Nossa Senhora das Graças, das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira.

 

O aposentado Célio Marinho, de 60 anos, fez a inscrição pensando em aprimorar os cuidados com o sogro, que está internado e vai precisar de cuidados quando voltar para casa. “Vamos revezar entre os familiares para cuidar dele”. Já Junior Marques Senra, de 19 anos, acha que o curso será útil um dia. “Tenho muitos parentes idosos e prevejo que terei que ajudar nos cuidados mais tarde”, disse.    

 

“O curso é voltado para o cuidador familiar, não tem intenção de formar profissionais. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do idoso, além de preparar e amparar a pessoa que cuida e a família”, explicou a psicóloga Berta Barbosa, do setor de Educação em Saúde da SMS.

 

Ela acrescentou que, por isso, o critério para a seleção dos candidatos que vão ocupar as cerca de 40 vagas para a comunidade, leva em consideração se a pessoa já cuida de idosos e se é familiar.

 

O curso tem carga horária de 80 horas. As aulas começam no dia 15 de agosto e vão até 1º de dezembro. A parte teórica será as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, no UniFOA, campus Aterrado. As vivências práticas serão realizadas no Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, no Jardim Paraíba; Centro Dia de Atendimento à Pessoa Idosa, no bairro Nossa Senhora das Graças; na Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), no Dom Bosco.

 

Os temas abordados incluem os aspectos psicológicos, sociais e a sexualidade do envelhecimento, a prevenção da AIDS na terceira idade, sinais vitais e cuidados paliativos, quedas e fraturas, entre outros. “E uma das últimas aulas trata o tema ‘Cuidando de quem cuida’. A palestra pretende dar suporte para o cuidador e para a família do idoso”, comentou Berta.

 

Por Renata Borges – Secom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444