Banco de Leite Humano do HSJB precisa de doações com urgência

        O Hospital São João Batista (HSJB), está precisando de doações de leite materno para aumentar o estoque do seu Banco de Leite Humano (BLH). O alerta visa incentivar as doações que apresentaram uma queda significativa, segundo a coordenadora do Bando de Leite, Tatiane Lúcia Chaves. “A manutenção desse estoque é de suma importância, já que o leite doado visa atender as necessidades nutricionais dos recém nascidos internados na UTI e UI Neonatal do Hospital São João Batista”, informou a coordenadora. Tatiane informou que ideal seria a captação de pelo menos 6 a 8 litros de leite humano por dia, no entanto, atualmente estão sendo colhidos somente dois litros por dia.

        “A unidade tem de atender, atualmente, a 18 bebês prematuros, mas o leite não é suficiente. Temos atualmente 31 doadoras ativas, só que esse número não é o bastante para suprir as nossas necessidades”, salientou a coordenadora, que completou: “Estamos fazendo um apelo às mulheres que estão em período de amamentação, aquelas que têm leite humano excedente, para que se conscientizem dessa necessidade e sejam solidárias. Doar leite é levar perspectiva de vida a bebês prematuros. Leite humano é a gota que pode salvar vidas, é um alimento completo, que fornece ao bebê tudo aquilo que ele precisa para sua alimentação”.

A DOMICÍLIO - De acordo com Tatiane o HSJB disponibilizou uma funcionária para fazer a captação do leite na casa da doadora. Segundo ela, esse trabalho era realizado através de uma parceria com o Corpo de Bombeiros, através do Programa Bombeiro Amigo do Peito, que funcionou durante 13 anos. Dessa forma, as mães doadoras não precisam se locomover até o hospital. Para ser doadora a mulher deve estar em dia com os exames de pré-natal e amamentando. Basta entrar em contato que uma equipe vai ao endereço solicitado. Os telefones para contato são 0800-2820092 para quem é de Volta Redonda, e (24) 3348-9954 para doadoras de outros municípios.

        O Banco de Leite disponibiliza também o SOS Amamentação, uma linha direta que orienta e esclarece as dúvidas da população sobre o tema, e a realização de palestras educativas, tanto em ambientes hospitalares como na comunidade. Além disso, os profissionais do programa ainda fazem a captação do leite ordenhado pelas doadoras e o seu transporte até ao Banco de Leite Humano (BLH), em condições térmicas e higiênicas adequadas para que seja processado, pasteurizado e distribuído aos recém-nascidos da UTI e UI do HSJB.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444