Orquestra de Cordas se apresenta noCine 9 de Abril neste domingo (dia 28)

 

                      A cada apresentação, o Projeto Volta Redonda Cidade da Música inova com a participação de músicos consagrados, levando ao público um espetáculo digno de aplausos. E neste domingo (dia 28), a Orquestra de Cordas de Volta Redonda sobe ao palco do Cine 9 de abril, às 10h30 e vai dar destaque especial aos músicos “prata da casa” como convidados especiais. Além de 137 alunos/músicos da Orquestra, o concerto terá cinco talentos convidados que passaram pelo projeto ou ainda participam do Cidade da Música.  

 

       O espetáculo terá a participação de Matheus Batalha (fagote), Gilson Balbino Thomé (clarinete) e Chimeni Halfeld Mendonça, Gabriel Galdino e Vanessa Freitas da Silva (percussão). “Todos eles são músicos experientes nascidos em Volta Redonda e formados no Cidade da Música e agora voltam ao projeto para somar e trocar experiências. O Matheus participa da Banda de Concerto de Volta Redonda e o Gilson é sargento e regente da Banda de Paraquedistas” exemplifica Sarah, ressaltando que o concerto será dividido em duas partes.  “No primeiro momento, a apresentação será da Orquestra 2 com 75 músicos e na segunda parte, é que teremos a participação dos convidados especiais, juntamente com a Orquestra de Cordas com 62 músicos”, completa a maestrina. 

 

        A apresentação terá um programa especial com Concerto para Fagote e Orquestra com obras de Vivaldi, Concerto para percussão e Cordas com músicas de Steven Griffin e Concerto para Clarinete e Cordas com as peças de Ernest Mahle.  O espetáculo será encerrado com tangos de Astor Piazzola, uma dos maiores expressões artísticas da Argentina. A entrada é franca, e o evento terá início pontualmente no horário marcado.  

        

       PROJETO - A Orquestra de Cordas de Volta Redonda é mantida pela prefeitura municipal e faz parte do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”. O projeto abarca hoje mais de 4,6 mil alunos da rede municipal de ensino da nossa cidade, da Educação Infantil ao Ensino Médio e tem como fundamentos norteadores os princípios éticos da responsabilidade do respeito ao bem comum.

 

                Seu objetivo maior é estimular, através da prática musical, o desenvolvimento cognitivo, sócio-emocional e psicomotor de seus integrantes, podendo ainda, proporcionar a formação de novos instrumentistas, com a perspectiva de profissionalização na área musical. 

                Criada pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, tem como regente titular a maestrina e pianista Sarah Higino. Possui um repertório que evolui do clássico à música brasileira. Através dos seus integrantes, a música é difundida nas comunidades, possibilitando assim a formação de novas plateias.          Pela importância de seus propósitos e pela relevância de suas consequências, a Orquestra de Cordas tem o reconhecimento de profissionais como Henrique Morelenbaum, maestro por 25 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Ricardo Tacuchian, presidente da Academia Brasileira de Música, e tantos outros, cujos nomes são referenciais de qualidade no meio musical.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444