Estoque do Núcleo de Hemoterapia precisa de reforço para o final do ano

        

 

        Com a chegada das festas natalinas e do período das férias, o Núcleo de Hemoterapia do Hospital São João Batista precisa do apoio dos doadores voluntários de sangue. O objetivo é manter os estoques em níveis estratégicos e abastecer os dois hospitais públicos de Volta Redonda, além de outras quatro instituições públicas conveniados através da Hemorrede, como o setor de oncologia do Hinja (SUS), Hospital Municipal de Pinheiral, Agência Transfusional de Piraí e o Hospital Municipal de Rio Claro. A médica hematologista e responsável técnica pelo Núcleo de Hemoterapia do HSJB, Renata Sarkis Ávila, solicita que os voluntários façam doações neste período crítico, lembrando que a procura por sangue aumenta no fim do ano e férias.

        “A demanda nos períodos das festas de final de ano aumentam e geralmente as doações caem. Todos os dias, recebemos uma demanda dos hospitais e precisamos atendê-los prontamente, pois sabemos que podemos contribuir para salvar vidas”, disse a médica, enfatizando que o sangue e os hemocomponentes têm períodos de duração diferentes. “As plaquetas, por exemplo, muito utilizadas na recuperação de pacientes internados, duram apenas cinco dias. Por isso existe a necessidade de sempre termos pelo menos 30 doadores de sangue no Hemocentro por dia”.
       

        Segundo Renata, é fundamental a união de todos com as instituições responsáveis pelo abastecimento e controle de sangue, em um processo educativo, onde a população passe a ter clara consciência de que o ato de doar sangue é um ato de cidadania, um compromisso social, um hábito aprendido e transmitido através das gerações. “A captação de doadores tem papel fundamental nos serviços de hemoterapia, principalmente se avaliarmos a evidência do impacto negativo no dia a dia do serviço, de forma a atender as demandas, pois se não tiver o doador, não terá o sangue”, explicou Renata. Segundo ela, os homens podem doar uma vez a cada dois meses, fazendo no máximo quatro doações por ano, e as mulheres uma vez a cada três meses, com no máximo três doações ao ano.
       

        Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar boa saúde. De acordo com a direção do Hemonúcleo, não é preciso estar em jejum, bastando apenas não ter ingerido alimentos gordurosos, não ser usuário de drogas e não estar grávida. Basta apresentar um documento oficial de identificação com foto. Com a nova portaria do Ministério da Saúde de 2011, é permitido que o adolescente entre 16 e 17 anos possa ser doador. Basta procurar o Núcleo de Hemoterapia e pegar um termo de autorização para que o responsável assine. Para outras informações basta procurar o Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda que fica anexo ao Hospital São João Batista e funciona de 2ª a 6ª feira, no horário de 7 às 13 horas. Ou pelos telefones 3339-4235 ramal 325/326 ou 0800 28255742.

DÚVIDAS MAIS COMUNS:

- Existe algum risco na doação?
Não. Utiliza-se apenas material descartável. Não causa prejuízo à sua saúde.

- Doar sangue engorda ou emagrece?
Não engorda e nem emagrece. Não vicia.

- Doar engrossa ou afina o sangue?
Não engrossa e nem afina o sangue, é apenas um mito.

- A mulher pode doar sangue durante o período menstrual?
Sim.

- Tomei vacina para Hepatite B, posso doar sangue?
A vacina contra Hepatite B impede a doação somente por 48 horas.

- O uso de medicamentos pode impedir alguém de doar sangue?
Deve ser analisado caso a caso, antes de doar consulte o Serviço de Hemoterapia.

- Quando tempo leva para o organismo repor o sangue doado?
O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas.

- Quem está gripado pode doar sangue?
Recomenda-se aguardar 14 dias após a cura para doar.


- Quantas pessoas o meu sangue pode ajudar?
Até três pessoas, já que de uma única doação são tirados três componentes diferentes: concentrado de hemácias (usado para os casos de anemia, nos acidentados), Plasma fresco congelado (usado nos pacientes internados em CTI) e concentrado de plaquetas (usado nos casos de Dengue Hemorrágica, nas Leucemias).

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444