Secretaria Municipal de Saúde promove Novembro Azul


 

        A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Área Técnica de Atenção Integral à Saúde do Homem, concentra as atenções, este mês, às atividades destinadas ao Novembro Azul. O objetivo da campanha é despertar a consciência de cuidado preventivo entre a população masculina, com faixa etária entre 20 e 59 anos de idade. Durante o mês, UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básica de Saúde), estarão desenvolvendo ações buscando sensibilizar o público alvo da campanha sobre a importância da realização de exames preventivos para o combate e diagnóstico precoce de doenças relacionadas à saúde masculina. 

 

        O coordenador da Área Técnica de Atenção Integral à Saúde do Homem, o médico Vinícius Soares Costa Neto, ressalta que temas como obesidade, tabagismo, alcoolismo e uso de drogas devem ser tratados como prioridade nos atendimentos preventivos relacionados à saúde dos homens. Durante as abordagens o público masculino é orientado a mudar seus hábitos inserindo em suas rotinas o cuidado com a própria saúde. 

 

        “Eles são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas resultando em piores índices de mortalidade e morbidade que o feminino”, alertou o médico, lembrando que apesar de vários indicadores de saúde serem piores nos homens, eles tendem buscar apoio de um profissional de saúde, em boa parte dos casos, quando a doença já está instalada ou em fase mais avançada. “Além disso, tendem a resistir aos tratamentos propostos”, completou o médico.

MAIOR INCIDÊNCIA – Tanto no Brasil, como em Volta Redonda, as estatísticas apontam para uma expectativa de vida masculina inferior, em até 8 anos, em relação às mulheres. O sexo masculino predomina nos atendimentos relacionados às doenças psiquiátricas decorrentes ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Os homens lideram ainda a lista dos atendimentos relacionados ao politraumatismos, provocados em decorrência de acidentes no trânsito e lesões por violência física.

 

        Por conta destas estatísticas, as unidades de saúde de Volta Redonda, priorizam, cada vez mais, a orientação aos usuários sobre a necessidade de cuidado preventivo e a qualificação da atenção à saúde. “Embora os serviços de saúde para esse público já estejam bem constituídos na nossa cidade, percebemos que podemos avançar ainda mais no acesso e na qualificação dos profissionais ao prestarem atendimento aos homens”, apontou o coordenador da Área Técnica à Saúde do Homem.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444