Cadastramento para Bilhete Único começa na segunda (dia 8)


        O prefeito Antônio Francisco Neto, o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, e o presidente da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), Paulo Barenco, anunciaram em uma entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (dia 2), no Gabinete, as regras de funcionamento do Bilhete Único, que começa a valer no dia 1º de janeiro de 2015. Representantes das empresas de ônibus e do Sindpass também participaram da coletiva.

 

        Na coletiva foi anunciado que o cadastramento para o Bilhete Único começa a ser feito a partir de segunda-feira (dia 8), no posto de atendimento do Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Volta Redonda e Barra Mansa), localizado no 2º andar do Shopping Pontual, na Vila Santa Cecília, no horário comercial. Depois do cadastro, segundo informações do Sindpass, o usuário receberá um protocolo, e no final de dezembro poderá retirar o cartão eletrônico do Bilhete Único.

 

        Para realizar o cadastramento, o interessado deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia): Carteira de Identidade; CPF; Comprovante de Residência ou Comprovante de Moradia Conjunta.
        

        De acordo com Paulo Barenco, inicialmente o Bilhete Único será implantado nas linhas 210 (Três Poços – Ponte Alta), 245 (Nova Primavera – Ponte Alta) e 600 (Roma II – Ponte Alta).
        

        “O usuário que deseja sair do Roma II e ir até o Açude, por exemplo, hoje tem que pagar duas passagens. Com o Bilhete Único ele poderá descer na Amaral Peixoto e pegar outro ônibus até o Açude, pagando só uma passagem”, explicou o presidente da Suser, ressaltando que o usuário tem 45 minutos para pegar outro ônibus, sempre na mesma direção do deslocamento. Barenco afirmou que janeiro será um período de testes para o Bilhete Único, e que ajustes deverão ser feitos, até que o benefício seja estendido a todas as linhas da cidade, ainda no início de 2015.
        

        “Essa mudança envolve o cotidiano de 70 mil pessoas, que é o número de passageiros que o nosso sistema transporta diariamente. Por isso tudo foi feito com muito cuidado, escolhemos uma época em que o volume de viagens é menor e escolhemos algumas linhas – de pontos periféricos da cidade – para iniciar, para fazer os ajustes necessários”, afirmou, acrescentando que o sistema foi pensado para ser sustentável economicamente. “A compensação para as empresas serão os ganhos operacionais, com a melhoria da velocidade do sistema, a partir da implantação de faixas e corredores exclusivos para ônibus que estamos implantando”, apontou.
        

        O prefeito Neto ressaltou a boa vontade das empresas de ônibus em adotar o sistema, destacando que foi preciso “muito diálogo” para que a proposta fosse concretizada.
        

        “Para estarmos aqui hoje anunciando o Bilhete Único foi preciso muito diálogo e trabalho. Tenho muito que agradecer às empresas de ônibus, que entenderam a proposta e colaboraram conosco”, disse Neto.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444