Prefeito Neto entrega chaves do Condomínio Padre Bernardus Thus do Minha Casa, Minha Vida, no Candelária

 

        O prefeito Antônio Francisco Neto e representantes do Banco do Brasil entregaram na tarde desta sexta-feira (dia 5) as chaves do empreendimento do Minha Casa, Minha Vida do bairro Candelária. O condomínio, que recebeu 144 famílias, leva o nome de Padre Bernardus Hendrikus Thus, em homenagem ao religioso que morreu em 2013. O financiamento do empreendimento está sendo feito pelo Banco do Brasil e a empresa responsável pela obra foi a Haec-Congel Construções Gerais Ltda.

 

        Antes de fazer a entrega simbólica das chaves a seis apartamentos do condomínio, Neto entregou cópia do filme contando a história de vida de alguns beneficiados para o superintendente geral do Banco do Brasil, Cláudio Sales de Carvalho; para o gerente geral da Agência Volta Redonda, Roberto Junqueira; e para Alexsandro Amaral da Rocha, que é gerente de Governo da instituição financeira. Depois deles, os homenageados foram o presidente da Haec-Congel, Hénanes Barbosa Abreu e o diretor da construtora, Hélio Barbosa Abreu, que recebeu placa pela qualidade da obra nos cerca de 500 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida construídos em Volta Redonda. O prefeito ainda destacou a atuação do coordenador do projeto Minha Casa, Minha Vida em Volta Redonda, Paulo César Lopes Netto, “em busca de soluções para que os empreendimentos saiam do papel”, disse Neto, entregando outra placa de agradecimento.

 

        O prefeito continuou o discurso endossando as palavras do padre Normando Cayovet, que representou o bispo da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, dom Francisco Biasin: “Moradia é um direito do povo e não um favor”. Neto lembrou ainda que há cerca de seis anos o principal problema social em Volta Redonda era a falta de investimento em casas populares, “Hoje tenho orgulho de já ter entregado mais de mil apartamentos do Minha Casa, Minha Vida. Número que ultrapassará as duas mil unidades”.

 

        Na cerimônia de entrega das chaves, autoridades cumprimentaram os novos moradores do bairro Candelária. O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, afirmou ser uma alegria mútua entregar os apartamentos. “Atender o sonho de 144 famílias é muito gratificante para o poder público”, disse. O chefe de gabinete e gerente do Minha Casa, Minha Vida, na Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), Israel Carlos, parabenizou os beneficiados e aconselhou para que eles cuidem bem do empreendimento; Paulo Netto falou da alegria de cumprir mais uma etapa do projeto no município. 

 

        O vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, afirmou que com vontade política é possível fazer o bem com o dinheiro público. “Neste caso, houve uma coincidência de interesses entre o governo federal e o municipal. O que resultou em benefício para a população com a realização do projeto Minha Casa, Minha Vida em vários bairros da cidade”, disse. Ele também se dirigiu aos moradores pedindo para que, após as entregas das chaves, eles transformem os apartamentos em lares em família. Paiva encerrou o discurso pedindo um minuto de silêncio pelo padre Bernardus Thus, que dá nome ao condomínio. Antes ele lembrou que a luta por justiça social sempre fez parte do trabalho do homenageado. 

 

CHAVES – Os escolhidos para receberem as chaves do apartamento no palco foram Andreia Rodrigues Rosa, que morava no Nova Primavera; Lucivânia Aparecida de Oliveira, ex-moradora do Fazendinha; Fabíola da Silva Rodrigues, do Siderlândia; Aparecida Lúcia da Silva e Crislaine Vieira Eustachio, ambas do Santo Agostinho; e Irane Vital Barros, que também era moradora do Siderlândia. Todas foram unânimes em afirmar que a moradia digna trará cidadania para suas famílias. 

 

CONDOMÍNIO – O condomínio no bairro Candelária representa um investimento de cerca de R$ 11 milhões e ocupa 8 mil metros quadrados. Os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha banheiro e área de serviço. Os beneficiados são famílias cadastradas e selecionadas pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) através dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), obedecendo aos critérios determinados pela CEF. 

 

        Em Volta Redonda, a prioridade do Poder Público é retirar as famílias moradoras de áreas de risco, mas sempre obedecendo aos critérios de seleção determinados pelo Governo Federal. No município estão previstas a entrega de cerca de 2.036 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, nos bairros Três Poços, Roma, Jardim Cidade do Aço, São Sebastião II, e Santa Cruz II. O primeiro projeto entregue foi no Santa Cruz I, com 224 unidades financiadas pela Caixa Econômica Federal. No bairro São Sebastião, outras 192 famílias beneficiadas já receberam as chaves dos apartamentos. 

 

HOMENAGEM – Bernardus Henrique Thus, o Padre Bernardo – como era conhecido - nasceu na Holanda e vivia em Volta Redonda há 40 anos. Ele foi o vigário-geral da cidade, e um dos sacerdotes mais atuantes no período da ditadura militar.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444