Volta Redonda é a 36ª entre as 100 maiores cidades do Brasil

        

 

        Um levantamento divulgado pela revista Exame, especializada em Economia, apontou Volta Redonda como a 36ª melhor entre as 100 maiores cidades brasileiras. O levantamento foi realizado pela consultoria Delta Economics & Finance/América Economia e analisou vários aspectos de cada um dos cerca de 5,5 mil municípios do Brasil, levando em conta aspectos como qualidade de vida, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, economia e governança, entre outros. De acordo com a pontuação de cada cidade foi elaborado um ranking, sendo a primeira colocada – Santos (SP), com 56,13 pontos, de um total possível de 77 – considerada a melhor grande cidade brasileira e a centésima – Duque de Caxias (RJ), com 18,93 pontos – a pior.
        

        No Estado do Rio, Volta Redonda, com 46,27 pontos, ficou entre as três melhores grandes cidades, atrás da capital fluminense (51,36 pontos) e de Niterói (46,96). Na classificação geral, a cidade do Rio de Janeiro ficou na 14ª colocação e Niterói na 34ª posição. Nenhuma outra cidade da região Sul Fluminense é apontada no levantamento.
        

        Os itens levantados na pesquisa (e a respectiva pontuação total) foram Desenvolvimento - avaliou o desenvolvimento municipal e a escolaridade do prefeito (2 pontos); Governança – análise do Plano Diretor do município, legislação específica, políticas públicas, equipamentos públicos, agenda 21, funcionários (27 pontos); Bem-estar (5 pontos) - Esperança de vida ao nascer; mortalidade infantil; razão de dependência; probabilidade de sobrevivência até os 60 anos; Economia (10 pontos) - Desigualdade de renda, pobreza, renda, profissionais ocupados com carteira assinada; Financeira (4 pontos) - Receita orçamentária, despesa com pessoal; Domicílio (5 pontos) - Acesso à água encanada, banheiro, coleta de lixo, energia elétrica e esgotamento sanitário; Saúde (10 pontos) – Governança, equipamentos (unidades de saúde, leitos, etc.), profissionais de saúde; Educação (10 pontos) - Expectativa de anos de estudo, analfabetismo, atraso idade-série; Segurança (2 pontos) - Taxa de homicídio; Digital (2 pontos) - Acesso à banda larga e canal de cidadania.

 

DESTAQUES - Um dos itens que recebeu a melhor avaliação em Volta Redonda foi a Saúde, com 5,94 pontos, pontuação maior que a capital fluminense, que pontuou com 5,37. Santos recebeu a nota 6,74. Outros pontos em que Volta Redonda se destacou foram a Educação, onde outra vez bateu o Rio, alcançando 5,72 pontos, contra 5,09 da capital; e Domicílios, com 4,96 pontos, a maior nota do Estado do Rio. A capital fluminense conseguiu 4,84 pontos, e Niterói alcançou 4,76 pontos.
        

        A pontuação de Volta Redonda em cada um dos itens foi: Desenvolvimento - 1,55; Governança - 15,39; Bem Estar - 2,36; Econômica - 5,77; Financeira - 1,93; Domicílios - 4,96; Saúde - 5,94; Educação - 5,72; Segurança - 1,63; Digital - 1,00.
        

        O prefeito Antônio Francisco Neto ressaltou que a cidade já vem se destacando em vários outros levantamentos sobre desenvolvimento de nível nacional, sempre ocupando as primeiras posições no Estado do Rio.      

 

        “Volta Redonda tem o 4º melhor IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Estado do Rio, é classificada como de alto desenvolvimento no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), e foi considerada como a melhor Saúde entre as cidades com mais de 100 mil habitantes do Estado do Rio, pelo IDSus. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, mas sabemos que ainda temos muito trabalho a fazer”, disse Neto, que acrescentou: “Nós estamos investindo pesado em Habitação, Saneamento e Segurança, sempre com uma forte parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado do Rio. Com certeza, nas próximas avaliações, nossa cidade estará ainda melhor colocada”.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444