Tratamento Fora do Domicílio atende cerca de 150 pacientes em Volta Redonda

       

          A Secretaria Municipal de Saúde mantém o programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), para pacientes que necessitam fazer procedimentos - como exames e tratamentos específicos – fora de Volta Redonda. O programa atende cerca de 150 pacientes por ano, e sempre que há um parecer médico indicando a necessidade – por causa do estado de saúde do paciente – o transporte é feito por ambulâncias.
        “O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) atende às solicitações da população para transporte de pacientes que realizam procedimentos e consultas fora de Volta Redonda, na maioria das vezes para o município do Rio de Janeiro e São Paulo. Por vezes, dependendo da condição de saúde do paciente faz-se necessário a utilização de ambulância”, explicou a médica Alessandra Vieira Vargas. O programa é realizado por meio do Dipa (Departamento de Informação, Programação e Avaliação).
           Alessandra explicou que o setor tem disponível uma ambulância por dia para o programa, sendo que esse veículo é de responsabilidade da Central de Ambulância do município. Depois do recebimento da solicitação ao Dipa/TFD, o pedido é encaminhado para a Central de Ambulâncias, que agenda o transporte. “Em média, temos três pacientes por semana que necessitam de transporte em ambulância. Os pacientes que precisam de ambulância são em sua maioria, acamados ou debilitados”, explicou a médica, ressaltando que o transporte por ambulância é feito somente a partir de uma solicitação encaminhada com um relatório médico, indicando a necessidade deste tipo de transporte. “E quando há indicação médica de transporte de UTI a Secretaria Municipal de Saúde utiliza o serviço contratado complementar ao SUS”, detalhou Alessandra.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444