Atividades marcam a Semana da Luta Antimanicomial em Volta Redonda

 

       Um passeio dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Volta Redonda a Piraí, nesta segunda (dia 18), abre oficialmente a Semana da Luta Antimanicomial no município. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inclui a participação dos usuários na exposição de trabalhos, resultados das oficinas dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), em evento que será realizado das 9h às 13h, na Praça da Preguiça, no Centro de Piraí.

 

       A programação continua na terça (dia 19), com a participação dos profissionais das Residências Terapêuticas (RTs) de Volta Redonda no Fórum de Saúde Mental em Porto Real. A atividade reúne também profissionais de Barra Mansa, Resende e da localidade na discussão do tema “As Residências Terapêuticas como Dispositivos de Reinserção”. Os usuários, familiares e trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial de Volta Redonda também vão marcar presença na Tenda do Conto, no campus da UFF (Universidade Federal Fluminense), no Aterrado, apresentando o trabalho desenvolvido na assistência aos portadores de transtornos mentais no município. Ainda nesta terça-feira, acontece a exposição dos trabalhos realizados pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Volta Redonda, das 14h às 18h, no Memorial Getúlio Vargas, embaixo da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília. As atividades contam com oficinas de customização de camisas, coordenadas por acadêmicos de psicologia da UFF, além de atrações culturais como sarau poético, apresentações de teatro e do grupo musical Mágico do Som.

 

      Na quarta-feira (dia 20), a programação fica por conta da realização de uma roda de conversa com o Poder Judiciário e as equipes da Rede de Atenção Psicossocial de Volta Redonda, a partir das 8h30, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O evento abordará o tema “Interdição – um caso para refletir”, e contará com as presenças do Juiz da Vara de Família do município, Dr. Vitor Miranda, e da Promotora de Justiça de Família, Dr.ª Aline Palhano.

 

       As atividades da Semana da Luta Antimanicomial terminam nesta sexta (dia 22), com uma nova participação dos profissionais de saúde mental de Volta Redonda no Fórum Regional de Trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que será realizado em Barra Mansa. Com o apoio da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro (RJ), o evento discutirá o tema “Atenção à Crise”, contará com a presença da psicanalista Simone Delgado.

 

       REFORMA PSIQUIÁTRICA – É uma ampla mudança do atendimento público em saúde mental, garantindo o acesso da população aos serviços e o respeito a seus direitos e liberdade. É amparada pela lei 10.216/2001. “Significa a mudança do modelo de tratamento: no lugar do isolamento, o convívio familiar e na comunidade”, ressaltou a coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental, Lilian Varela.

 

       O atendimento é feito na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) que é constituída pelas Redes da Atenção Básica (UBS e UBSF), Atenção Especializada - com cinco CAPS, sendo três para adultos (CAPS Vila Esperança, CAPS Usina dos Sonhos e CAPS Sérgio Sibilio Fritsch) um para crianças e adolescentes (CAPSi VIVA VIDA), um para  usuários com uso prejudicial de crack, álcool e outras drogas (CAPS AD) e um Espaço de Cuidado em Saúde, além da rede de urgência e emergência, com leitos especializados em hospital geral, dentre outros.

 

      A RAPS ainda conta com quatro residências terapêuticas em funcionamento, serviços que atuam como locais de moradia destinadas às pessoas com transtornos mentais, que, pelo fato de terem permanecido em longas internações psiquiátricas, estão impossibilitadas de retornarem às suas famílias de origem. As residências terapêuticas são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde (MS), inseridas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que atuam como centrais no processo de desinstitucionalização e reinserção social dos egressos dos hospitais psiquiátricos.

   

      “A programação da Semana de Luta Antimanicomial, este ano, prioriza o fortalecimento dos serviços de saúde mental ofertado pela Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, dos municípios da região, para maior qualificação do atendimento e do cuidado de saúde mental em liberdade, com expansão de serviços substitutivos ao modelo hospitalocêntrico e asilar”, afirmou a secretária municipal de Saúde de Volta Redonda, Marta Magalhães.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444