Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada nesta quarta e quinta-feira (dias 20 e 21)

 

         O Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede/VR) está realizando nesta quarta e quinta-feira (dia 21), a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Clube Comercial, no bairro Colina. O evento tem como tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”. Estão participando representantes das instituições e profissionais que atendem pessoas com deficiência, pessoas com deficiência e pessoas interessadas na causa. 

 

         Na mesa de abertura da cerimônia estiveram o presidente do Compede, Glauco Oliveira, o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, o secretário municipal de Ação Comunitária (Smac), Munir Francisco, vereador Adão Henrique, além de Carla Braga, do Núcleo de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Thereza Cristina, da Secretaria Municipal de Educação, Sebastião Custódio, representante da Coopnea e Glória Amorim, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Segundo a organização, neste primeiro dia houve a leitura do regimento, uma palestra e uma mesa redonda com a palestra da presidente do Conselho Estadual para a Política de Integração das Pessoas com Deficiência, Edicléia Mascarenhas. No segundo dia, serão apresentados trabalhos de grupos, uma plenária e feita a eleição dos delegados.

 

         A estimativa da organização é de que cerca de 300 pessoas participem desta edição da conferência. “A conferência busca discutir os direitos da pessoa com deficiência como pessoa que tenha os direitos humanos preservados”, disse o presidente do Compede, Glauco Oliveira, destacando que Volta Redonda tem cumprido o Plano Viver Sem Limites, que são as metas indicadas pelo Governo Federal para atender as pessoas com deficiência. “Os serviços do município são na área de reabilitação, inclusão, atendimento em sala de recurso e acessibilidade”, explica e afirma que, segundo dados do IBGE, a cidade possui cerca de 20 mil pessoas com deficiência.

 

         Munir Francisco, secretário da Smac, destacou a importância da conferência para as pessoas com deficiência. “Este é um planejamento para melhor atendermos as pessoas com deficiência. É um momento histórico para a cidade. Aproveito e parabenizo a todos os envolvidos nesta causa e principalmente às entidades que fazem um belo trabalho que alcança onde o poder público não consegue chegar”, disse Munir.

 

         O vice-prefeito Paiva, que representou o prefeito Antônio Francisco Neto, disse que a prefeitura atende às pessoas com deficiência por meio dos serviços disponibilizados pelas secretarias municipais de Ação Comunitária, Saúde, Educação e Esporte e Lazer. “O poder público tem um grande envolvimento para atender bem as pessoas com deficiência. Temos grande preocupação quanto à acessibilidade no município, sempre buscando adequar prédios e vias públicas para atender as necessidades desta clientela; grande parte da frota de transporte público coletivo adaptado, conforme legislação vigente, além de uma crescente discussão em rede sobre os atendimentos” enumerou Paiva, aproveitando para agradecer a todas as pessoas envolvidas.  “Estamos a disposição, eu e o prefeito Neto, para atender as reivindicações discutidas nesta conferência”, afirmou.

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444