Volta Redonda realizou 4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

 

         O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) realizaram nesta esta terça-feira (dia 26), no Clube Náutico, no bairro Aterrado, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Volta Redonda. O evento teve como tema principal “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. O evento é dirigido aos idosos atuantes dos programas da Melhor Idade do município, sociedade civil e entidades que trabalham com idosos.

         Para o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, que representou o prefeito Antônio Francisco Neto na abertura do evento, Volta Redonda é referência em programas e atividades voltadas para a melhor idade. “Essa conferência tem dois desafios: o primeiro deles é o de descobrir de que forma podemos inovar e melhorar o atendimento a melhor idade. O segundo desafio é o de tirar delegados que terão o compromisso de contagiar o estado e nação, nas conferências estadual e nacional”, disse Paiva.

         O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Fernando Aureliano Pereira, afirmou que a conferência é um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão, e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como a da assistência social, da educação, saúde, transporte e acessibilidade. “A principal característica dessa conferência é reunir representantes do governo e da sociedade organizada, especialmente das próprias pessoas idosas, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas, atualmente e nos próximos anos”, disse.

         A abertura contou com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro feita pelo coral Alvorada, da Associação dos Aposentados de Volta Redonda (AAP-VR), e leitura e aprovação do regimento da conferência.  Logo em seguida aconteceu uma dinâmica com os idosos e palestra interativa com o tema “Amar, Respirar e Movimentar”, que foi apresentada pela professora de Educação Física, Mônica de Jesus Cândido. 

         O tema principal da Conferência foi proferido pela mestre de políticas sociais, assistente social e professora do Unifoa, Karen Alves do Amaral. Fechando a manhã do evento, os alunos de teatro da Academia da Vida Oscar Cardoso apresentaram a peça Consciência e Liberdade. Às 11h30 foram apresentados três eixos temáticos: Gestão: programas, projetos, ações e serviços; financiamento; e participação política e controle social.

         No retorno após o almoço, às 13h, os participantes iniciaram os trabalhos em grupos. Às 14h30, houve uma plenária e leitura dos três eixos. No encerramento do evento, foi realizada a eleição dos delegados para a IV Conferência Estadual dos Direitos do Idoso.  A Conferência teve a colaboração da Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Ação Comunitária, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense e Prefeitura de Volta Redonda. 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444