Volta Redonda receberá a Tocha Olímpica em 2016; Volta Redonda será uma das 'cidades celebração'

 

        Volta Redonda está entre as primeiras 82 cidades que serão visitadas no Brasil pelo revezamento da Tocha Olímpica – como parte dos eventos das Olimpíadas Rio 2016. O anúncio foi feito pelo Comitê Organizador dos Jogos, em Brasília, em uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (dia 3), com a participação da presidente Dilma Rousseff, quando foi divulgada a primeira parte do roteiro da tocha olímpica. A lista completa, com 300 cidades, será divulgada no início de 2016.  

 

        No estado do Rio foram incluídas nove cidades na primeira listagem – além de Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Macaé, Cabo Frio, Niterói, Nova Iguaçu, e Rio de Janeiro. As 82 cidades anunciadas nesta sexta indicam os destinos finais da Chama Olímpica. Nestas cidades, a tocha olímpica irá pernoitar, e haverá uma grande festa de recepção, com a participação de 50 pessoas da cidade no revezamento, com 200 metros para cada participante. A tocha deve chegar em Volta Redonda a poucos dias da abertura das Olimpíadas Rio 2016, no dia 5 de agosto

 

        O vice-prefeito Carlos Roberto Paiva e a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, foram a Brasília acompanhar a solenidade. A secretária municipal de Esportes e Lazer destacou a emoção de receber a tocha olímpica em Volta Redonda.

 

        “Volta Redonda já é conhecida como a Cidade do Esporte, e é motivo de muito orgulho para a cidade receber a tocha olímpica, em um evento de repercussão internacional, principalmente como uma cidade celebração, que terá celebrações e outros shows. Estamos muito felizes é muito emocionante estar entre as cidades celebração de um evento como este, Volta Redonda é uma cidade privilegiada”, afirmou Rose – que é mãe do atleta olímpico Thiago Pereira, já classificado para a Rio 2016 - explicando que a escolha dos participantes do revezamento é feita pelos patrocinadores das Olimpíadas Rio 2016, utilizando diversos critérios.

 

        O vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, disse ainda que, por ser uma das cidades celebração, Volta Redonda teve garantida pelo Ministério do Esporte a verba para várias obras no setor de esporte, como a reforma da Praça Pandiá Calógeras, entre outras.  

 

        “Por conta do bom relacionamento do deputado federal Deley de Oliveira no Ministério do Esporte, e pelo fato da cidade ter sido escolhida como cidade celebração, garantimos prioridade para as obras da Praça Pandiá Calógeras”, disse Paiva, q    ue acrescentou: “É uma alegria imensa para Volta Redonda receber a tocha olímpica, porque toda cidade do Brasil gostaria de ter essa honra, e Volta Redonda tendo um representante nas Olimpíadas, o nadador Thiago Pereira, nada mais justo”.

 

ITINERÁRIO – A tocha olímpica já tem um trajeto pré-definido em Volta Redonda, chegando à cidade pela Ponte Alta, passando pelo Viaduto Castelo Branco, até chegar à Avenida Almirante Adalberto Nunes (Beira Rio), no Retiro. Em seguida, a Tocha Olímpica segue para a Avenida Sávio Gama, em direção ao bairro Aterrado. O destino final é a Vila Santa Cecília, onde um palco será armado com a pira que guarda o fogo olímpico, e haverá shows e outras atrações para marcar o espírito de festa do evento.

 

REVEZAMENTO - O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai durar entre 90 e 100 dias após a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade. Serão em torno de 12 mil condutores da tocha e a chama percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras, além de 10 mil milhas aéreas.

 

        O Revezamento da Tocha Olímpica se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã. Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros dentro da duração estimada do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

 

CHAMA OLÍMPICA - Os gregos da Antiguidade consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas perpétuas acesas em frente a seus principais templos, como no santuário de Olímpia, onde aconteciam os Jogos Olímpicos da Antiguidade. A chama era acesa usando os raios do sol, para assegurar sua pureza, com a skaphia - espécie de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico. Na Era Moderna, essa mesma cerimônia é reproduzida em Olímpia, onde a chama é acesa em frente ao Templo de Hera meses antes do início de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.

 

        O Revezamento da Tocha Olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem. A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos Jogos. Eles convidavam os cidadãos a ir até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar um mês antes do evento e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segurança.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444