Sítio Escola comemora dez anos com festa

 

        O Sítio Escola Municipal Espaço Integrado do Autista Thereza Chicarino (Semeia), unidade especializada da rede da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda, comemorou 10 anos na tarde desta sexta-feira (dia 28), com uma festa para todos os 82 alunos – que hoje têm entre 18 e 35 anos, seus familiares e outros convidados, a partir das 14h. O evento foi prestigiado pela secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê, pelo deputado estadual Nelson Gonçalves.
    

        A comemoração começou com a leitura de um histórico da escola apresentado pela diretora geral do Semeia, Sandra Maria de Souza; entre as atrações também estavam dois números de dança com os próprios alunos como bailarinos. Além disso, o Coral Municipal preparou um repertório recheado de MPB e encantou alunos e convidados que encheram a quadra da instituição.
    

        Para encerrar a festa, a equipe de profissionais do Semeia, orientada pela diretora Sandra, fez homenagens ao prefeito Antônio Francisco Neto; à secretária de Educação, Tetê; à equipe do departamento de Educação Especial da secretaria; e ao deputado Nelson Gonçalves. “A homenagem foi uma maneira de agradecer a todos que apoiam o funcionamento da escola e o pioneirismo da iniciativa”, afirmou Sandra Souza. Após o encerramento das homenagens, foi servido um lanche para os convidados.

 

AUTISTAS - Em Volta Redonda, os autistas recebem total apoio da Prefeitura. A Escola Especializada Dayse Mansur, localizada no bairro Jardim Paraíba, considerada a primeira escola pública para autistas da América Latina, atende a 61 alunos com idade até 15 anos. Nesta escola, eles são alfabetizados, fazem educação física na academia de ginástica, têm aulas de música, treinam na cozinha experimental, assistem a vídeos e têm acesso à informática.
    

        Ao completarem 16 anos, os alunos são transferidos para o Semeia (Sítio Escola Municipal Espaço Integrado do Autista Thereza Chicarino), no bairro São Luiz, onde realizam diariamente mais de 20 atividades adaptadas. Todos os alunos são alfabetizados, têm acesso à informática, frequentam academia de ginástica e fazem exercícios na quadra de esportes. Também fazem passeios sociais como idas a supermercados e mostram talento e criatividade em uma oficina de artes.  No Sítio Escola, eles ainda contam com horta e cozinha modelo.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444