Pesquisadores avaliam programa Segundo Tempo em Volta Redonda

         Pesquisadores da Unicamp (Universidade de Campinas) estão realizando em Volta Redonda um estudo do impacto social do programa Segundo Tempo, do Governo Federal. O resultado parcial deste trabalho foi apresentado à secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, e a professores e estagiários da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), durante um seminário no auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, na tarde de quinta-feira (dia 8). A pesquisa está sendo realizada em cinco municípios brasileiros que há mais tempo mantém convênio com o Governo Federal no Programa Segundo Tempo. Além de Volta Redonda, os pesquisadores visitaram os municípios de Luiz Gomes (RN), Vitória da Conquista (BA), Buritis (MG) e Estrela (RS).

 

         A pesquisa, que tem sede na Unicamp, segundo o professor desta instituição, Riller Silva Riverdito, é financiada pela CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e tem a participação de três universidades de Mato Grosso, de Coimbra (Portugal) e da Adventista de São Paulo.

 

      “Em campo, buscamos indicadores para avaliar estes convênios firmados há alguns anos com o Governo Federal. Vimos que Volta Redonda tem grandes particularidades em apoio ao esporte, como uma imponente estrutura física e profissionais bem preparados”, disse Riller, frisando que percorreu todos os núcleos esportivos da cidade, entrevistando cerca de 500 crianças.  “Com relação ao cuidado com o esporte, Volta Redonda é diferenciada. Tem seriedade na gestão e cuidados na formação dos professores e profissionais envolvidos com o esporte. Vi que a cidade respira esporte nos ginásios por onde passamos”, comentou o professor Humberto Carvalho, também engajado na pesquisa para avaliar os municípios.  “Viemos aprender e investigar os motivos que tornaram Volta Redonda conhecida como a Cidade do Esporte”, pontuou. A pesquisa tem a coordenação geral do professor da Unicamp Roberto Rodrigues.

 

         O convênio do município com o governo federal para a implantação do programa Segundo Tempo foi firmado em 1998, ainda com o antigo nome de Esporte Solidário, como explicou a secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela.  “O nosso diferencial está na continuidade do programa, pois mesmo em períodos em que o convênio demorava para ser renovado, o município bancou com verbas municipais as atividades. Nunca paramos e buscamos sempre oferecer a mesma qualidade dos serviços”, garantiu Rose, destacando que hoje o Segundo Tempo tem a participação de  5 mil crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, praticando inúmeras atividades esportivas.

 

         “Para incentivar a frequência dos alunos no programa, nós realizamos diversos eventos durante todo o ano, como a Copa Diarinho do Vale de Futsal, que tem a parceria do Jornal Diário do Vale, Festival de Dança, Festival de Ginástica Olímpica, Festival Inter Núcleos, Colônia de Férias e sempre apresentamos o Segundo Tempo no desfile de 7 de Setembro”, enumerou a secretária.

 

         O prefeito Antônio Francisco Neto recebeu em seu gabinete os professores da Unicamp, professores da Smel e o coordenador do Curso de Educação Física do Unifoa, Sílvio Vilela. “Temos 250 quadras poliesportivas na cidade e o nosso objetivo é principalmente tirar as crianças das ruas e dar uma ocupação esportiva para estas crianças e adolescentes”, disse o prefeito, que afirmou estar orgulho por Volta Redonda fazer parte dos cinco municípios brasileiros que há mais tempo mantém o programa em pleno funcionamento. “Agradeço muito ao Governo Federal por garantir este importante investimento para a nossa cidade”, disse Neto, que fez questão de comentar com os professores a retomada das obras da Arena Esportiva, que está sendo construída em parceria com o Governo do Estado no bairro Voldac.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444