Parceria com a Light vai instalar lâmpadas de LED em 43 escolas de Volta Redonda

 

      A concessionária de energia elétrica Light, que opera em Volta Redonda, aprovou dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, um projeto da Prefeitura Municipal de Volta Redonda para a Secretaria Municipal de Educação, onde as lâmpadas fluorescentes ou incandescentes de 43 escolas serão substituídas por lâmpadas de LED, mais econômicas e duráveis. De acordo com o engenheiro Sebastião Faria, diretor geral do SAH (Serviço Autônomo Hospitalar), a ideia surgiu através do programa de eficiência energética que foi adotado pelo Hospital São João Batista (HSJB).   

 

      “O engenheiro responsável pelo projeto de eficiência energética do hospital nos chamou a atenção para o PEE da Light, e nós apresentamos o projeto, na categoria entidade pública, e fomos selecionados. Com a troca de 17 mil lâmpadas, a economia no consumo de energia para a Prefeitura de Volta Redonda será de R$ 60 mil por mês”, disse Faria, explicando que as lâmpadas de 40 Watts das escolas serão substituídas por lâmpadas de LED de 18 Watts, potência cerca de 55% menor, mas que proporcionam uma luminosidade 30% maior que as lâmpadas comuns.

 

     A secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, aprovou a iniciativa, e disse que a troca deverá ser feita no período de férias escolares. “Teremos economia no consumo de energia elétrica, maior durabilidade das lâmpadas e maior luminosidade nas salas de aula – o que faz muita diferença para os alunos - ou seja, só teremos vantagens. É um conceito de sustentabilidade, e é muito bom aderirmos a este programa”, afirmou a secretária.

 

         PEE - O investimento feito pela empresa na troca das lâmpadas será de cerca de R$ 1,203 milhão, e o PEE faz parte do contrato de concessão da empresa com o Governo do Estado. Outra ação do PEE é a substituição de geladeiras velhas, o que já ocorreu em Volta Redonda, por iniciativa da própria empresa, com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444