Prefeito Neto realiza reunião sobre segurança pública em Volta Redonda

 

 

 

 

        Volta Redonda terá mais 20 policiais a paisana, da Inteligência do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM) fazendo blitz nas ruas da cidade, principalmente nos centros comerciais da Vila Santa Cecília, Conforto, Avenida Amaral Peixoto, Aterrado e Retiro a partir desta terça-feira (dia 3). A promessa foi feita pelo comandante Cesar Augusto de Souza Rosa, do 28º BPM ao prefeito Antônio Francisco Neto e lideranças empresariais num encontro sobre segurança pública realizado na tarde desta segunda-feira (dia 2), no Gabinete do prefeito, no Palácio 17 de julho.

        O comandante explicou que vai intensificar o policiamento ostensivo aos veículos motorizados, principalmente dos condutores de motocicletas, tipo de veículo mais comum nos assaltos a pedestres, que facilitam a fuga dos criminosos. “Vamos fazer a abordagem principalmente a pessoas em motos, porque geralmente o criminoso está usando uma moto roubada, ou então não está devidamente regularizada junto ao Detran”, frisou. O coronel pediu o apoio da sociedade e reivindicou que as pessoas vítimas de crimes nas ruas, primeiro acione o 190 ou recorra ao policial militar mais próximo, antes de ir a 93ª DP registrar o ato criminoso, porque uma ação rápida pode gerar a prisão do marginal e recuperar o produto do furto ou assalto.

        O comandante da PM informou que tem um efetivo de 115 policiais fazendo o trabalho ostensivo (24 horas) nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral, e que está colocando mais 65 policiais a partir desta terça nas ruas, em todos os municípios. O comandante da PM acredita que vai reduzir os assaltos em 30 a 40% nas ruas da cidade.

        Na reunião com o prefeito Neto, compareceram, além do comandante, o tenente Diogo Ferreira, que vai coordenar a equipe de Inteligência nas ruas; o presidente da Aciap-VR (Associação Comercial e Industrial Agro Pastoril de Volta Redonda), Joselito Magalhães; a presidente do CDL-VR (Clube dos Dirigentes Lojistas), Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha; o oficial da Cartório, José Américo, representando o delegado titular da 93ª DP, delegado Eliezer Lourenço Costa; o major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda; o diretor da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), Paulo Barenco; e o diretor técnico da EPD-VR (Empresa de Processamento de Dados de Volta Redodna), Edvaldo Luiz da Silva.

        Ação Rápida – O prefeito Neto lembrou que se o Ciosp (Centro Integrado de Operação de Segurança Pública) também for acionado pelo Whatsapp 99963-0090, é possível uma leitura da placa do veículo roubado ou usado em assalto, e a PM conseguirá fechar as entradas e saídas da cidade, localizar por onde o veículo está circulando, facilitando a prisão dos criminosos. Neto salientou que Volta Redonda tem 190 câmeras de monitoramento para trânsito e segurança e mais 120 câmeras para a leitura de placas de veículos, que identificam local, hora, dia e rota de circulação do carro.

        “Queremos e precisamos reduzir a criminalidade. Muita gente diz que a segurança pública é obrigação do Estado, mas acho que o compromisso é de todos”, frisou Neto. Na próxima quinta-feira (dia 5), o prefeito vai se reunir com os concessionários das loterias esportivas para fechar uma parceria sobre o monitoramento por câmeras, já que, segundo o prefeito, muitos donos de lotéricas estão relatando o aumento da incidência de assaltos.

        O presidente da Aciap-VR, Joselito Magalhães, destacou que é muito importante “o chamado do poder público com as forças de seguranças e lideranças comerciais para debater a segurança, que é um dever de todos, onde cada um faz a sua parte”. A presidente do CDL, Maria Auxiliadora, também classificou o encontro como “muito produtivo”, e apontou que deve haver novos encontros para garantir maior segurança para todos trabalharem com tranquilidade.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444