Smac implanta Comitê Municipal para População de Rua

 

 

 

 

        A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda realiza nesta quarta-feira (dia 25) a cerimônia de implantação do Comitê Municipal Intersecretarial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua. A cerimônia será realizada às 14h30, no Auditório da Smac (que fica no prédio do antigo Fórum de Volta Redonda).

        “A composição do conselho será paritária, ou seja, com integrantes do Governo Municipal e da sociedade civil. O principal objetivo é que o Conselho Municipal seja um instrumento de fiscalização das políticas públicas voltadas para a população de rua, baseadas na Política Nacional para a População de Rua, instituída pelo Governo Federal por meio do decreto 7.053, de dezembro de 2015”, explicou a diretoria do Departamento de Proteção Especial da Smac, Denise Carvalho.

        De acordo com Denise, a princípio o conselho terá 10 integrantes, com mais 10 suplentes. “A ideia é que a sociedade civil tenha uma participação grande, para que essa fiscalização das políticas públicas ocorra de forma persistente”, afirmou. Segundo a diretora, estão sendo convocados para participar do Comitê Municipal Intersecretarial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua, igrejas, ONGs, entidades empresariais – CDL-VR e Aciap-VR – Narcóticos Anônimos (NA), SOS (serviço assistencial), pastorais das igrejas católicas, igrejas evangélicas, além de grupos de pessoas que fazem trabalho voluntário com pessoas em situação de rua.

        APOIO – Entre os serviços realizados pela Smac para a população em situação de rua – que é monitorada constantemente pela secretaria – estão o Abrigo Municipal Seu Nadim e o projeto Superação, que já está atendendo cerca de 30 usuários que eram resistentes aos tratamentos oferecidos pela Smac.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444