Novos equipamentos da Policlínica aumentam número de exames cardiológicos

 

        A área de Cardiologia da Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, que funciona no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira, realizou 147 exames de Holter (monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração) e 70 de MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) no período de 20 de maio a 10 de junho. Segundo a coordenadora da policlínica, Janaína Costa, anteriormente eram realizados de 2 a 3 exames (MAPA e Holter) por semana, através de prestadores da rede particular, e hoje são aproximadamente 10 Holters e 5 MAPAs diariamente, graças aos 15 novos equipamentos adquiridos pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, que começaram a operar no dia 19. Em comparação com os números anteriores, a capacidade de atendimento foi ampliada em 1.566% para a realização de exames de Holter, e 733% de MAPA.

        “Como o paciente tem que ficar 24 horas com o aparelho, seja Holter ou MAPA, a rede particular priorizava o atendimento dos pacientes dela. Com isso, tínhamos uma demanda reprimida de aproximadamente 400 pacientes aguardando para fazer o exame com o Holter, e cerca de 160 para o MAPA”, explicou Janaína, acrescentando que a previsão é de que o mês de junho consolide 200 exames de Holter e 110 de MAPA. “Acredito que até julho a gente atende toda a demanda reprimida, que é o objetivo do prefeito Antônio Francisco Neto quando providenciou a chegada dos equipamentos”.

        A policlínica também foi equipada com uma esteira ergométrica que, segundo a coordenadora, permitirá uma grande capacidade de exames. “Um teste ergométrico, em média, dura 10 minutos. Em um dia, consegue-se fazer uma grande quantidade de exames. A média que calculamos, atingindo toda a capacidade de uma carga horária de 40 horas por semana, será de aproximadamente 650 testes durante um mês”.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444