Obras do Teatro do Colégio Getúlio Vargas entram na fase final

         Um investimento na educação de R$ 5 milhões, que vai trazer novas possibilidades para os setores educacional e cultural de Volta Redonda está se aproximando da conclusão: a obra do Teatro do Colégio Getúlio Vargas, da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), no bairro Laranjal, deve ser concluída até dezembro, de acordo com o presidente da Fevre, José Luiz de Sá.

 

      “Podemos dizer que é uma obra das mais avançadas: aqui poderemos implementar e reunir grupos de teatro do município, um espaço nobre para a realização de shows, projetos educacionais para a comunidade escolar, dotado de toda a infra estrutura necessária, com acústica, ar condicionado central, entrada independente do Colégio Getúlio Vargas e excelente localização. Podem ser feitas parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) para vários eventos, valorizando o estudante e o ensino público”, afirmou o presidente da Fevre, que completou: “Com o final da obra, se aproxima a realização de um sonho, um grande passo para os projetos educacionais, a cultura e a arte na cidade”.

 

          A obra tem 1,7 mil m2 de área construída, em três pavimentos - subsolo, térreo e primeiro andar. Desde a semana passada está sendo feita a instalação do ar condicionado central e o rebaixamento do teto com as placas de gesso. As cadeiras já chegaram, mas só serão instaladas após a colocação do piso de carpete. O teatro receberá ainda acústica e iluminação especial. O novo teatro está sendo construído onde funcionava o antigo auditório do colégio, com 400 lugares, que foi demolido, já que a estrutura estava em condições ruins.

 

       NOVOS ESPAÇOS -Na recepção do Teatro do Colégio Getúlio Vargas, que tem uma entrada interna pelo colégio e outra independente pela Rua 154, um espaço pode funcionar como galeria de artes, criando mais um espaço público para os artistas, que já contam com o Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília.

 

       Na parte interna, além da área principal que terá 600 lugares, incluindo espaço para cadeirantes e assentos especiais para pessoas obesas, existe um novo espaço - a sala multiuso - que poderá abrigar cursos, ensaios, palestras, seminários ou ainda projeções para filmes ou documentários. O acesso pela Rua 154 ganhará futuramente uma cobertura. O mezanino, parte superior do auditório, terá mais 166 lugares, com total visão para o palco de 260 m2. O teatro conta ainda com dois camarins - feminino e masculino – totalmente equipados.

 

      O arquiteto do IPPU-VR (Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Volta Redonda), Augusto Ferreira Esteves, autor do projeto, disse que a obra tem as linhas em estilo contemporâneo, atendendo a todas as normas de segurança, com acessibilidade total nas áreas comuns e banheiros. Ele também foi o autor do projeto Volta Redonda Cidade da Música, na Vila Mury. As obras civis estão sendo concluídas pela empresa Capp Engenharia, a segunda empresa classificada na licitação.

 

       FEVRE - A Fevre comemorou este ano 48 anos de fundação, atende um total de 7 mil alunos nas suas cinco unidades – colégios Delce Horta, Themis Vieira, J.B. de Athayde, João XXIII e Getúlio Vargas - além da Academia da Vida, considerada a “sexta unidade” da Fevre e que atende à Terceira Idade no Estádio da Cidadania. No Colégio Getúlio Vargas, estudam 1,7 mil alunos do ensino médio.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444