Obras de UBSF no Água Limpa são entregues à população

 

        Pelo menos 21 mil moradores passaram a ser beneficiados com a inauguração da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) José Ribeiro de Souza Junior, na Água Limpa, em homenagem a um antigo empresário da cidade que ganhou destaque por incentivar a geração de empregos. São 17 ambientes novos, sendo três consultórios destinados à Saúde da Família, outro aos atendimentos à Saúde da Criança e outro à Saúde da Mulher.

        O espaço abriga ainda uma sala de espera, arquivo, almoxarifado, farmácia, sala de coleta de exames, sala de curativos, sala de vacinação, sala de nebulização, sala de observação, sala da gerência, sala de Educação em Saúde, sala de esterilização, depósito de materiais e copa. O investimento foi de R$ 242.239,54 - sendo R$ 148.789,54 de contrapartida do governo municipal. A inauguração contou com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto, da secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, entre outros convidados.

        O aposentado Vander Faustino de 61 anos, que mora no Jardim Amália II, foi um dos que comemorou à obra. Ele disse que todos os acompanhamentos médicos são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), encaminhados pela UBSF Água Limpa. Vander completou que, na opinião dele, “moradores da cidade não precisam de planos de saúde, pois o município oferta um ótimo atendimento em saúde pública”.

        Opinião semelhante foi da também aposentada Janice de Almeida, moradora da Água Limpa, que utiliza a unidade de saúde para acompanhamento médico de rotina. A aposentada disse que, anualmente, realiza todos os exames de rotina através da unidade.

        “Venho aqui e faço tudo, desde um simples exame de sangue aos exames mais complexos e também marco todas as minhas consultas com especialistas pela unidade”, completou a moradora.

        A UBSF Água Limpa vai atender além deste bairro, moradores do Jardim Amália I e II, Morada da Colina e Núcleo Princesa Isabel, funcionando  de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas. Para atender a esse público a equipe é composta por 21 profissionais, sendo quatro médicos clínicos, um pediatra, um ginecologista, cinco Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiro, enfermeiros assistentes e pessoal administrativo. Todos trabalhando na lógica do acolhimento, direcionando os atendimentos de acordo com a necessidade do usuário.

        Os serviços oferecidos nesta unidade vão desde o acolhimento à coleta de exames, aplicação de vacinas, pré-natal, prevenção do câncer ginecológico, controle da pressão arterial e diabetes, teste do pezinho, até visita domiciliar e atividades educativas, entre outros. “Procuramos fazer o melhor pela nossa população e, antes do final deste ano, espero inaugurar uma segunda unidade de saúde neste bairro, que vem crescendo a cada dia com demanda de saúde que precisa ser atendida”, ressaltou o prefeito Neto, anunciando o novo investimento para a localidade.

        O ex-prefeito Gothardo Neto, parente do homenageado, também presente ao evento, falou do motivo que o levou a construir esta unidade durante a sua gestão. “Era um bairro que crescia muito e necessitava desse investimento como agora necessita de novos investimentos para atender, inclusive, pessoas que deixam o plano de saúde migrando para o SUS, devido a crise econômica”, concluiu Gothardo.

        A solenidade contou ainda com a presença da secretária municipal de Saúde, Martha Magalhães, do vice-prefeito Paiva, que reforçaram os investimentos no município, em especial, na saúde pública. A filha do homenageado, Maria Lúcia Ribeiro Neto e o neto Gothardo Ribeiro Neto, também compareceram ao evento, além de representantes de associações de moradores e comunidade.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444